Simpósio Latino-americano de REDD inicia dia 15 de setembro

14 de setembro de 2009 - Inscrições para o evento, que vai reunir especialistas da América Latina em Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação, ainda estão abertas

Por Monick Maciel

Inicia amanhã (dia 15), o ‘I Simpósio Latino-Americano de REDD’, evento que vai reunir durante três dias especialistas da América Latina no chamado mecanismo de incentivo à Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), tema considerado fundamental para o futuro da Amazônia. O evento, organizado pelo Fórum Latino-Americano de REDD em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), terá sua solenidade de abertura no Hotel Tropical, às 18h. O Simpósio é aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas em www.forumredd.org. As vagas são limitadas.

Na solenidade de abertura, que deverá contar com a participação do governador Eduardo Braga, e na programação do evento estão nomes como: André Odebreit Carvalho (Ministério das Relações Exteriores – Brasil), Marcela Aguiña Vallejo (Ministra de Meio Ambiente – Equador), Virgílio Viana (FAS), Brenda Brito (Imazon), Juan Carlos Jintiach (COICA), Paulo Adário (Greenpeace), Carlos Castro (PNUD), Lucio Pedroni (Carbon Decision), Gabriel Ribenboim (FAS), Mauricio Voivodic (Imaflora), Nadia Ferreira (SDS – AM), Augusto Castro (MMA – Peru), Mariano Cenamo (Idesam), Claudia Costa (Fundo Amazônia/BNDES); Alberto Garcia (FONAFIFO), Lyes Ferroukhi (UN – REDD), João Tezza (FAS), Alberto Garcia (Costa Rica), Jaime Gonzalez (CIDOB – Bolívia), Veronica Galmez (Ecobona – Peru), Carlos Young (UFRJ), Andrew Mitchell (GCP), Ernesto Rossing (CECLIMA/SDS), Antônio Nobre (INPE), Juan Carlos Jiantiach (COICA), Jaime Humpre (CIDOB – Bolívia), Jecinaldo Barbosa (COIAB), Manoel Cunha (Conselho Nacional dos Seringueiros- CNS), Luiz Pingueli Rosa (Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas), Alberto Lourenço (Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal do Brasil) e Luiz Daldegan (SEMA – MT).

Entre os temas a serem abordados durante o Simpósio estão ‘Conceitos básicos – abordagem metodológica de REDD’, ‘Experiências de mecanismos nacionais e sub-nacionais’, ‘Fontes de financiamento de REDD e de mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PDA)’, ‘Situação atual das negociações internacionais de REDD’, ‘Experiências de REDD – Oportunidades, problemas, necessidades e riscos’, ‘Distribuição dos benefícios nas iniciativas de REDD’ e ‘Apresentação e discussão da Força Tarefa em REDD e Mudanças Climáticas’.
“Trata-se de um evento histórico. Pela primeira vez reúnem-se representantes de diversos países da América Latina em Manaus, para discutir o REDD num evento aberto para a sociedade em geral. É uma oportunidade para todos aqueles interessados em conservação de florestas e desenvolvimento sustentável se aprofundarem num dos temas mais importantes da atualidade”, afirma o coordenador geral do Fórum Latino-Americano de REDD e diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana.

O QUE: Abertura do Simpósio Latino-americano de REDD.
PORQUE: Especialistas de vários países debatem o REDD (mecanismo para recompensar os países detentores de florestas que evitem o desmatamento. No REDD, remuneram-se as emissões evitadas de carbono, por meio de doação de recursos ou pela geração de créditos de carbono negociados em mercado).
QUANDO: Nesta terça-feira (dia 15), às 18h.
ONDE: Salão Rio Negro A, no Hotel Tropical.
OBS.: Nos dias 16 e 17, o Simpósio inicia às 8h30, e será deslocado para o Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam/Soka-Gakkai), na avenida Desembargador Anísio Jobim, 980, KM 11, Colônia Antônio Aleixo.

Mais informações no site: www.forumredd.org.
 

Newsletter