Virgílio Viana recebe título de chanceler ambiental do IBDN

20 de abril de 2010 - O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, recebeu o título de chanceler ambiental do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza […]

Fonte: Fundação Amazonas Sustentável

O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, recebeu o título de chanceler ambiental do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), durante a IV Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente, em Manaus, no último dia 15.

Virgílio Viana é especialista em Amazônia, mudanças climáticas, manejo florestal e agroflorestal, conservação ambiental, certificação e desenvolvimento sustentável. Graduou-se em engenharia florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), é PhD em biologia da evolução pela Universidade de Harvard e fez pós-doutorado em desenvolvimento sustentável na Universidade da Flórida.

Virgílio Viana (Cred Francisco Araujo)

Superintendente geral da FAS, Virgílio Viana (Cred. Francisco Araújo)

Em 2003, tornou-se o primeiro secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da história do Amazonas no Governo Eduardo Braga. Nesta função (2003-2008), coordenou o processo de concepção e implementação do Programa de desenvolvimento Sustentável “Zona Franca Verde”, do Programa Bolsa Floresta e da primeira Lei de Mudanças Climáticas do Brasil. Neste período, o desmatamento foi reduzido em 70% e as unidades de conservação aumentaram em mais de 135%. Atualmente é Diretor Geral da Fundação Amazonas Sustentável.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), Rogério Iório, os certificados recebidos pelo canal são entregues apenas a empresas e personalidades que se comprometem com o meio ambiente.

CONHEÇA A BIOGRAFIA COMPLETA AQUI

ConferênciaA IV Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente teve como tema “Sustentabilidade – O caminho que pode mudar o mundo”. O evento teve início às 17h, com palestras de personalidades reconhecidas por estudos e trabalhos de  preservação ao meio ambiente.Segundo Rogério Iório, o evento busca a discussão sobre sustentabilidade. “A Conferência é importante por socializar as informações. É preciso divulgar e discutir as práticas sustentáveis com a sociedade”, frisou.

O presidente do IBDN ainda ressaltou a responsabilidade do Amazonas no cenário mundial. “O Amazonas tem a maior floresta e maior biodiversidade, e por isso é uma janela para onde o mundo inteiro olha. O Estado é uma vitrine, é um exemplo”.

 

 

Newsletter