Livro sobre desenvolvimento sustentável no Amazonas, escrito por Virgílio Viana, é destaque na The Economist

30 de setembro de 2010 - O livro “Desenvolvimento Sustentável na Prática: Lições do Amazonas”, lançado em julho e escrito por Virgilio Viana, superintendente da FAS […]

Fonte: Fundação Amazonas Sustentável

O livro “Desenvolvimento Sustentável na Prática: Lições do Amazonas”, lançado em julho e escrito por Virgilio Viana, superintendente da FAS – Fundação Amazonas Sustentável, foi destaque na revista britânica The Economist, uma das publicações mais lidas e respeitadas do mundo.

A obra, que apresenta nove lições-chaves para países que buscam o desenvolvimento sustentável, foi avaliada positivamente pela revista, que considerou o trabalho feito no Amazonas como uma “Lição para os Outros”.

Capa do Livro

Viana, que também atuou como secretário do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável da Amazonas, destaca no estudo que “é preciso mudar o paradigma do desenvolvimento pela liquidação do recurso natural, agregando mais valor às florestas em pé do que cortadas”.

Segundo o superintendente da FAS, parte importante deste processo passa pela criação de apoio político para a sustentabilidade e o meio ambiente com foco nos empregos, renda e outros incentivos, “além de colocar as preocupações sobre sustentabilidade no centro do desenho e da implementação da política, incentivando as instituições ambientalistas a tornarem-se catalisadores do desenvolvimento sustentável”, conclui.

A obra, lançada inicialmente em inglês, será traduzida para português e espanhol e a expectativa é que até o fim deste ano chegue às livrarias brasileiras. Também é possível fazer o download gratuito do livro em http://www.iied.org/pubs/display.php?o=17508IIED.

Newsletter