Meteorologia será debatida em maior Congresso sobre o tema no Brasil

10 de setembro de 2010 - A conferência magna sobre o tema ??Amazônia e o Clima Global? será realizada pelo superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgilio Viana.

Fonte: Site do Confea

Mudanças Climáticas, eventos extremos, vulnerabilidade e impactos na saúde, gerenciamento de agricultura e serviços ambientais. Esses serão apenas alguns dos temas a serem discutidos durante a 16ª edição do Congresso Brasileiro de Meteorologia, evento bianual promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET). Em 2010, o encontro ocorrerá pela primeira vez numa cidade da região Norte do Brasil: Belém, no Pará. A escolha reflete o principal tema em discussão: “A Amazônia e o Clima Global”.

Em nível nacional, as áreas amazônicas têm sido consecutivamente tratadas como periferia do país em se tratando de investimentos em infraestrutura e tecnologia, quando na verdade representam um espaço estratégico para o desenvolvimento sustentável, que engloba áreas como biodiversidade, meio ambiente e ciências atmosféricas. A Meteorologia agrega o conhecimento nesta área, de forma a se aproximar da comunidade científica local e propor a disseminação de conhecimentos com aprofundamento das discussões em clima, recursos, hídricos, poluição, previsão do tempo e clima, entre outras áreas de estudo.

“Diferente de muitas outras ciências que se concentram em objetos locais, a meteorologia não tem fronteiras. As discussões sobre o tempo e o clima são supranacionais e, por isso envolvem organismos globais para a integração de políticas que terão influência sobre todo o globo. Nosso objetivo com nosso 16º Congresso de Meteorologia é contribuir para o desenvolvimento científico e, mais do que nunca, promover a popularização destas discussões de forma a incluir tomadores de decisão e os maiores interessados pelas questões do tempo e do clima: a população”, analisa Prof. Nelson Ferreira, Presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia.

Programação

No primeiro dia do evento será realizada uma conferência magna sobre o tema “Amazônia e o Clima Global”, com Dr. Virgílio Viana – Fundação Amazonas Sustentável. A cerimônia prossegue com a presença do Presidente da SBMET, que na ocasião também entregará os prêmios Sampaio Ferraz e Adalberto Serra, que reconhecem profissionais e pesquisas científicas em Meteorologia. Durante o Congresso Brasileiro de Meteorologia (CBMET), pesquisadores de todas as regiões do Brasil e do exterior poderão apresentar palestras, pôsteres e participar de debates nas áreas temáticas: Clima e Mudanças Climáticas; Agrometeorologia, Micrometeorologia e Hidrometeorologia; Modelagem Atmosférica; Saúde e Meio Ambiente; Meteorologia Física e Sensoriamento Remoto da Atmosfera; Sistemas Meteorológicos e Previsão do Tempo.

ServiçoXVI Congresso Brasileiro de MeteorologiaData: 13 a 17 de setembro de 2010Horário: a partir das 10 horasLocal: Hangar Centro de Convenções e Feiras da AmazôniaEndereço: Av. Dr. Freitas, s/nº – MarcoCidade: Belém/PAInformações: www.cbmet2010.com

Sobre a SBMETA Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) é uma organização técnico-científica sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a Meteorologia no Brasil. A entidade foi fundada em 1958 e completou 50 anos de atuação em 2008. Atualmente, a SBMET reúne profissionais que trabalham com meteorologia em diversas frentes: tempo, clima, agrometeorologia, biometeorologia, entre outros, sendo responsável pela realização dos Congressos Brasileiros de Meteorologia, Simpósios Internacionais de Climatologia e a publicação da Revista Brasileira de Meteorologia.

Newsletter