Cooperativa vai gerar renda para alunos do NCS do JUMA

7 de dezembro de 2010 - Trabalho é fruto da parceria da Fundação Amazonas Sustentável, Sebrae e Centro de Sementes Nativas da Amazônia

Fonte: Fundação Amazonas Sustentável

Por Felipe de Paula/FAS

A Cooptcos é formada por alunos do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) do Juma, que terão possibilidade de geração de renda a partir da coleta de sementes da região

Com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável e do Sebrae/AM, está em processo final de criação a Cooperativa de Trabalho de Coletores de Sementes Nativas (Cooptcos). Formada por alunos do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Samuel Benchimol, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, a cooperativa possibilitará aos alunos a geração de renda a partir da coleta de sementes nativas da região amazônica de maneira sustentável.

Coleta de sementes (Foto: Maurício Adu)

Alunos do NCS do Juma durante treinamento (Foto: Maurício Adu) 

Segundo a coordenadora institucional dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade da FAS, Raquel Luna, a cooperativa é fruto da parceria da FAS com o Sebrae e o Centro de Sementes Nativas da Amazônia e do comprometimento desses parceiros com a promoção do desenvolvimento sustentável no núcleo. “A Cooptcos representa uma concretização de esforços da Fundação Amazonas Sustentável e dos parceiros, em torno do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade, visando à promoção da geração de renda dos alunos através de atividades extrativistas sustentáveis”, declarou.

Coleta de sementes (Foto: Maurício Adu)

O coordenador do Centro de Sementes Agroflorestais da Amazônia, professor Manuel Lima Júnior, afirma que a cooperativa pode gerar uma boa expectativa de renda, já que a demanda de comercialização de sementes tem crescido bastante. “Antes essa demanda era mais reprimida, mas hoje a procura tem sido bem maior. No Pará, por exemplo, o governo está implantando o Programa de Reflorestamento Um Milhão de Árvores, que vai gerar grande demanda de sementes”, afirmou o professor.

Coleta de sementes (Foto: Maurício Adu)

Além do plantio de mudas, muitas sementes nativas também são procuradas pelos benefícios oriundos da extração de seus óleos essenciais. O óleo da andiroba, por exemplo, possui diversas propriedades cosméticas: serve com antisséptico, anti-inflamatório, cicatrizante e ainda como inseticida. Outra utilização recorrente das sementes da Amazônia é a confecção de artigos de artesanato.

O que é Núcleo de Conservação e Sustentabilidade?

 

A missão dos Núcleos de Conservação de Sustentabilidade (NCS) é educar e gerar conhecimento para a melhoria da qualidade de vida dos povos e comunidades tradicionais, promovendo a conservação ambiental e uso sustentável dos recursos ambientais.

Construídos pela Fundação Amazonas Sustentável, compõem uma estrutura inovadora desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc) e visa a criação de um sistema de educação formal e profissional que dialogue com as necessidades das comunidades ribeirinhas das Unidades de Conservação atendidas pela Fundação.

Newsletter