Experiências do Amazonas foram apresentadas em congresso internacional

30 de setembro de 2011 - FAS apresenta experiências bem-sucedidas do Amazonas em congresso no Rio de Janeiro

Fonte: Elizabeth Cavalcanti - Fundação Amazonas Sustentável

Durante os dias 27 e 29 de setembro, o Rio de Janeiro foi sede do 4° Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, organizado pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O evento contou com a participação de grandes nomes nacionais e internacionais relacionados ao tema, como Sachin Joshi, diretor do Centro de Excelência de Desenvolvimento Sustentável na Índia e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O congresso buscou promover diálogos entre os diversos setores do meio ambiente, apresentando temas como serviços ambientais, o papel dos países emergentes, mudanças climáticas, energia e negócios sustentáveis.

Com o tema “Visão 2050: agenda para uma nova sociedade”, o evento contará com plenárias temáticas, divididas por abordagens como “De Estocolmo à Rio Rio+20, 40 anos de estrada”; “Nova Governança: O papel dos países emergentes” e “A Corrida Verde já começou: experiências que apontam o Futuro e Sustentabilidade: tendências para as próximas décadas”.

O Rio de Janeiro foi sede do 4° Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável (Ismar Ingber)

Avanços do Amazonas em pauta

No segundo dia do evento, o Amazonas apresentou um das mais bem-sucedidas estratégias de desenvolvimento sustentável do Brasil. O superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana, foi representado pelo coordenador de marketing da FAS, André Ballesteros, que abordou na palestra: “Novas formas de parceria para promover o desenvolvimento local”, diversas iniciativas de sustentabilidade promovidas pela Fundação, como o Programa Bolsa Floresta, que recompensa as populações tradicionais de 572 comunidades, distribuídas em 15 Unidades de Conservação do Amazonas pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas. 

Newsletter