Livro sobre desenvolvimento sustentável no Amazonas recebe versão na língua Bahasa Indonesia

1 de setembro de 2011 - Obra apresenta nove lições fundamentais para países que buscam a sustentabilidade

Fonte: Fundação Amazonas Sustentável

O livro “Desenvolvimento Sustentável na Prática: Lições do Amazonas”, escrito por Virgílio Viana, superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), foi lançado em agosto na língua Bahasa Indonesia. A publicação já havia sido lançada em inglês na Commonwealth Forestry Conference, em Edimburgo, na Escócia, em julho do ano passado.

A obra apresenta nove lições fundamentais para países que buscam a promoção do desenvolvimento sustentável, expondo novos paradigmas para valorização das práticas de conservação das florestas. Em setembro de 2010, a publicação recebeu destaque na revista britânica “The Economist”, um dos periódicos mais lidos e respeitados do mundo. Segundo a revista, o trabalho desenvolvido no Amazonas serve de “Lição para os Outros”.

Virgílio Viana é professor e engenheiro florestal, PhD em Biologia pela Universidade de Harvard, com pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável  pela Universidade da Flórida, sendo o primeiro secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, entre 2003 e 2008. Para ele, “o livro fornece lições aprendidas com a implementação de políticas, programas e projetos ambientais no Estado do Amazonas  para o intercâmbio de informações entre os países em desenvolvimento”.

Capa da nova versão, na língua Bahasa Indonésia

O prefácio foi escrito pelo Diretor do Programa Forests and Climate Change Programme (FORCLIME), Rolf Krezdorn. Para Rolf a obra discute como gerar e dar vida as ideias inovadoras e soluções para uma economia de base florestal. “E e ao  patrocinar a tradução desse livro a FORCLIME objetiva que  as informações e os conhecimentos adquiridos no Estado do Amazonas sejam acessíveis à classe politica e partes interessadas na Indonésia”, comenta.

Publicada pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), a obra também estará disponível nos sites http://www.redd-indonesia.org/ e www.forclime.org. Além de estar no link http://pubs.iied.org/G03140.html na versão Bahasa Indonésia.

Newsletter