Ceclima abre IX Encontro de Lideranças, promovido pela FAS

30 de outubro de 2012 - Coordenador geral do Ceclima, João Talocchi, enaltece importância do debate com sociedade civil para o êxito nos projetos de REDD+ no Amazonas

 
O coordenador geral do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), João Talocchi

O coordenador geral do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima), João Talocchi, abriu a programação de palestras do IX Encontro de Lideranças das Unidades de Conservação (UCs) atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF), nesta segunda-feira (29). Na ocasião, ele apresentou os indicadores para programas e projetos de REDD+ (Reduções de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Desmatamento e Degradação Florestal), salientando os papéis da conservação florestal, do manejo florestal sustentável e do aumento dos estoques de carbono. O evento acontece na Inspetoria Laura Vicuna, Av. André AraUjo, 2230, Aleixo.

Durante a palestra, Talocchi enalteceu a necessidade de estabelecer padrões de certificação para esses programas e projetos de REDD+, destacando benefícios sociais e ambientais, além do acompanhamento dos riscos por meio de indicadores, os chamados “salvaguardas”.

Segundo ele, o Amazonas está iniciando sua política de REDD+, o que requer uma adaptação às especificidades locais, geográficas e de indicadores. Os princípios e critérios necessitam de definições e recursos. Um diálogo direto com instituições e sociedade civil é um dos caminhos para resolver esses gargalos.

“A distribuição de benefícios ainda não está clara e deverão ser discutidas caso a caso com as comunidades. Sobre quem vai monitorar também não existe definição, porém é importante que ocorra interlocução em nível municipal. Reuniões e oficinas serão fundamentais para a definição participativa destes atores e aspectos”, comenta.

No mês de novembro, está previsto pelo Ceclima um evento, em parceria com a Care International, entre os dias 21 e 22, para as definições preliminares de princípios e critérios, como capacitações e assuntos relacionados ao REDD+ como, por exemplo, lições aprendidas de experiências no Acre, que mais se assemelham com a realidade do Amazonas.

O IX Encontro de Lideranças é uma iniciativa da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que incentiva a promoção de sustentabilidade em 15 Unidades de Conservação (UCs), beneficiando mais de 35 mil pessoas em todo Estado.

Newsletter