FAS e CETAM levam curso de biojoias à RDS Mamirauá

3 de setembro de 2013 - Turma de 30 comunitários receberam certificados; cursos seguem em Unidades de Conservação (UCs) atendidas pelo PBF

 
Atividades sustentáveis ganharão apoio em UCs do Bolsa Floresta | Foto: Francisca Souza/FAS

Aconteceu entre os dias 12 e 17 de agosto o curso de confecção de bijuterias amazônicas, ofertado para moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá. Fruto de uma parceria entre Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), a iniciativa teve suas 30 vagas disponíveis preenchidas integralmente.

O curso teve como objetivo apresentar técnicas para confecção de peças utilizando matéria-prima regional, encontrada em maior parte dentro da floresta. Confeccionadas artesanalmente, as biojoias permitem a utilização de madeiras, sementes e cipós, que são convertidos em anéis, pulseiras, cordões, brinquedos e outros utensílios. A intenção é promover incremento de renda direta nas comunidades, com custos pequenos de matéria-prima e mão de obra.

O curso contou com apoio da Prefeitura Municipal de Fonte Boa, do Movimento de Mulheres da RDS Mamirauá, da Associação de Moradores e Usuários da RDS Mamirauá (AMURMAM) e do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC).

“Para nós o curso foi um sucesso. ? a primeira vez que temos um curso como esse e os resultados foram vistos no nosso festival, na sede do município [Fonte Boa]. Vendemos e nosso produto foi exposto. Os novos e os experientes ganharam em todos os sentidos”, comenta Creusa Soares do Nascimento, moradora da comunidade Cuiabá, na reserva.

Cursos em Unidades de Conservação

O CETAM tem levado vários cursos para as Unidades de Conservação (UCs) atendidas pelo Programa Bolsa Floresta (PBF). São sete NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs) espalhados pelo Estado, abrigando capacitações em várias áreas que vão da produção sustentável ao desenvolvimento do turismo. Informações estão disponíveis com os gestores dos NUcleos, no site www-fas-amazonas.org, ou no telefone 0800 722 6459.

Newsletter