FAS participa de encontro em Nova Iorque para definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

20 de setembro de 2013 - Experiências brasileiras estão sendo tratadas como soluções para o desenvolvimento sustentável global.

 
Encontro ocorre entre os dias 18 e 20 de setembro, em Nova York | Foto: Victor Salviati/FAS

Experiências brasileiras estão sendo tratadas como soluções para o desenvolvimento sustentável global. O superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana, está em Nova Iorque, onde participa do 3° Encontro do Conselho de Lideranças da SDSN ?? Rede de Soluções para Sustentabilidade da ONU. Representando a FAS, ele participa de um dos 12 grupos temáticos que identificam soluções universais e práticas sustentáveis de destaque para a definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desse encontro será apresentado um relatório, que irá colaborar para a definição dos parâmetros que substituirão os Objetivos do Milênio após 2015.

Para a elaboração desse relatório, foram realizados diversos encontros entre especialistas mundiais divididos em 12 grupos temáticos pela rede, que tem como objetivo mobilizar conhecimentos técnicos e científicos da academia, sociedade civil e setor privado para apoiar os problemas-soluções de desenvolvimento sustentável em escala local, nacional e global. Virgilio é co-chair no grupo de Florestas, Oceanos, Biodiversidade e Serviços Ambientais, pelo seu trabalho com a missão de promover o envolvimento sustentável, conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das unidades de conservação no Estado do Amazonas.

SDSN-A1

Virgílio em reunião do Centro de Conhecimento para Amazônia da SDSN | Foto: Victor Salviati/FAS

Entre os principais desafios tratados por esse grupo estão as estratégias para a gestão sustentável dos recursos naturais, como o potencial dos oceanos, a biodiversidade do planeta, a conservação florestal, a poluição e o comércio de espécies ameaçadas. Após a apresentação do relatório, serão definidos os próximos passos da rede e o plano de trabalho para o período 2013-2015.

Newsletter