SDSN Amazônia participa do III Encontro Pan Amazônico, no Peru

6 de agosto de 2014 - Evento busca fortalecer participação da Amazônia na COP-20, que acontece em dezembro

 
Profissional deve ter interesse em atuar em áreas ribeirinhas | Foto: Liana John

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN-Amazônia) participará entre os dias 06 e 07 de agosto do III Encontro Pan Amazônico, promovido pela Articulação Regional Amazônica (ARA) em Lima, no Peru. O encontro tem como objetivo fortalecer a posição de instituições do terceiro setor da Amazônia na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-20), que acontece em dezembro na mesma cidade. A SDSN-Amazônia será representada pelo superintendente geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana.

A meta desta edição do Encontro Pan Amazônico é definir uma agenda de colaboração entre as organizações da sociedade civil e fortalecer uma articulação dos atores sociais amazônicos, com uma ação maior nos temas climáticos a serem debatidos na COP-20: a Ultima oportunidade para articulação política oficial antes de um novo acordo climático global, que deverá acontecer em 2015, na CO-21, em Paris.

O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Antônio Nobre, abrirá as atividades do dia 06, apresentando em conferência panoramas sobre o futuro climático da Amazônia. Yolanda Kakabadse, presidente mundial da WWF, apresentará logo em seguida tópicos relacionados a seguridade amazônica frente aos desafios das Mudanças Climáticas.

O terceiro painel ocorre no dia 07, com a presença do Ministro do Ambiente do Peru, Manuel Pugar-Vidal, que falará sobre a COP-20 e as políticas pUblicas para a sustentabilidade da região. A Amazônia rumo a COP-20 será tema ainda de outros dois painéis, seguidos de uma mesa inter-setorial para definição da agenda Pan-Amazônica de sustentabilidadeTambém no dia 07 a SDSN-Amazônia fará um evento paralelo para apresentar a rede e discutir uma agenda estratégica visando a promoção das soluções para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Newsletter