Repórteres da Floresta: II Encontro dos Jovens Protagonistas discute ecologia em unidades de conservação

16 de abril de 2015 - Adolescentes participaram de oficinas de artesanato, entre outras atividades; jovens repórteres capacitados por projeto da FAS cobriram o evento

 
Repórteres da Floresta cobriram o evento na RDS Rio Negro (Foto: Odenilze Ramos)

Nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2015, foi realizado o II Encontro dos Jovens Protagonistas, com o tema “Ecologia e Biodiversidade”, na na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Vila Acajatuba, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro. O evento contou com a participação de aproximadamente 40 jovens, entre eles Intercambistas das Unidades de Conservação do Rio Unini e Purus, representantes da Associação dos Artesãos de Novo Airão (AANA) e jovens das comunidades do Marajá, Terra Preta, Camará, Carão, Tumbira, Inglês, Saracá, XV de Setembro e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Jovens do Projeto Repórteres da Floresta, da Fundação Amazonas Sustentável, acompanharam o evento.

Para conscientizar o grupo sobre a biodiversidade e ecologia, os jovens participaram de oficina de artesanato, na qual aprenderam a fazer tupé (espécie de tapete) com arumã (fibra), finalizando com a pintura de urucum e casca de goiaba de anta. Também foram feitas luminárias a partir dos talos de açaí e abacaba. Ao final da oficina, os jovens apresentaram os artesanatos produzidos.

Os jovens também trocaram experiências sobre a realidade em cada comunidade e os projetos que vêm sendo desenvolvidos nas Unidades de Conservação onde residem. Foi escolhido ainda o logo que irá representar o Projeto Jovens Protagonistas: um desenho de Yanne AraUjo, estudante da comunidade XV de Setembro do Lago de Acajatuba.

Projeto Repórteres da Floresta

A ação teve início no III Intercâmbio de Saberes, evento em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) com atividades voltadas para jovens moradores de unidades de conservação do Amazonas, realizado em novembro de 2014, após a Samsung doar 40 câmeras para a ação. Os alunos foram capacitados pela jornalista das rádios Eldorado e Estadão, Paulina Chamorro, para produzir materiais de texto e foto.

O objetivo é capacitar jovens repórteres, para que eles retratem a realidade ribeirinha através de diferentes meios de comunicação.

(Texto: Odenilze Ramos, da Comunidade Tumbira, participante do projeto Repórteres da Floresta da Fundação Amazonas Sustentável)

Newsletter