Repórteres da Floresta: Projeto leva atendimento odontológico e médico a moradores da RDS Rio Negro

30 de abril de 2015 - Jovens moradores de unidades de conservação fizeram cobertura jornalística de ação do projeto Dentista da Floresta

 

A Comunidade do Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, recebeu, no dia 25 de abril, a ação social “Dentista da Floresta”. O projeto, realizado pelo Consultório Jorge Gonçalves em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), atendeu aproximadamente 150 pessoas. Além do Tumbira, outras quatro comunidades da unidade de conservação foram visitadas. Os Repórteres da Floresta, jovens moradores de reservas, acompanharam a ação.

O “Dentista da Floresta” é um projeto multidisciplinar de saUde formado por um grupo de voluntários, entre eles médicos, enfermeiros e dentistas. Em três anos, a ação já chegou a mais de 30 comunidades. Após a parceria com a FAS, começou a atuar também em das unidades de conservação: RDS do Rio Negro e RDS Puranga Conquista. “Tive a ideia de criar o projeto em 2012, comecei sozinho e depois vi que a necessidade não era só odontológica e sim de saUde. O ribeirinho vive isolado, em risco social, vulnerável a sua precariedade. Isso fez com que eu buscasse apoio de mais profissionais voluntários para multiplicar a filosofia da responsabilidade social, porque aqui não tem pessoas voluntárias, tem pessoas responsáveis”, explicou o idealizador do projeto, o dentista Jorge Gonçalves.

Entre as principais dificuldades de executar o projeto e abranger mais áreas são a logística operacional, dificuldade financeira e recursos humanos limitados. “Unir um grupo de voluntários é difícil, pois é necessário uma demanda física, psicológica, intelectual e financeira para motivar as pessoas e fazer com que elas enxerguem o projeto como benefício social. Mas, quando você quer conseguir fazer acontecer alguma coisa as dificuldades não são obstáculos, são etapas e você vai superando”, destacou Jorge Gonçalves.

O atendimento na comunidade do Tumbira contou com distribuição de kits odontológicos para adultos e crianças, escovação coletiva,, extração de dente, limpeza e aplicação de flUor, além de atendimentos dermatológicos e consultas com clínico geral. O médico voluntário Rafael Martins citou a importância de fazer parte dessa ação. “Eu já participo a algum tempo desse programa. Acho que ele é muito importante tanto para quem participa quanto para quem é da comunidade, porque leva saUde para as pessoas, mas também nos torna pessoas melhores”, disse.

Para os comunitários, o atendimento nas áreas da unidade de conservação é um ganho. “Eu acho ótimo porque conseguir uma consulta odontológica em Manaus é muito difícil. Já cheguei a sair 4 horas da manhã para ir no posto conseguir marcar uma consulta para o mês seguinte e tendo aqui é uma grande oportunidade”, declarou Maria do Socorro, moradora da Comunidade do Tumbira.

Projeto Repórteres da Floresta

Esta notícia é um dos resultados do Projeto Repórteres da Floresta. A ação teve início no III Intercâmbio de Saberes, evento em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) com atividades voltadas para jovens moradores de unidades de conservação do Amazonas, realizado em novembro de 2014, após a Samsung doar 40 câmeras para a ação. Os alunos foram capacitados pela jornalista das rádios Eldorado e Estadão, Paulina Chamorro, para produzir materiais de texto e foto.

O objetivo é capacitar jovens repórteres, para que eles retratem a realidade ribeirinha através de diferentes meios de comunicação.

Reportagem: Giovane Garrido