SDSN Amazônia participa do lançamento da plataforma andina da Rede de Soluções da ONU

30 de junho de 2015 - SDSN Andes traz enfoque para ecossistemas andinos ameaçados pelas mudanças climáticas

 
Lançamento ocorre nas Ilhas Galápagos, em alerta sobre ecossistemas ameaçados | Foto: Andes/Ag. Pública Equador

A Rede SDSN, o Governo do Equador e o Instituto da Terra promovem uma Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável nas Ilhas Galápagos entre os dias 30 de junho e 1º de Julho de 2015. O evento reUne um grupo de especialistas e líderes internacionais para lançar o grupo de trabalho da SDSN Andes, e discutir os desafios e oportunidades enfrentados pela região andina no que concerne ao desenvolvimento sustentável. A SDSN Amazônia estará representada pelo superintendente-geral da FAS, Virgílio Viana.

Nesta terça-feira (30), Virgílio, co-chair da SDSN Amazônia, participará do painel de soluções sete, que tem como tema “Políticas PUblicas e o Meio Ambiente”: estruturas de planejamento holísticas para o desenvolvimento sustentável na região andina”. A sessão debaterá o papel das legislações ambientais para preservação ambiental, que asseguram serviços indispensáveis para a população. A ideia é discutir a eficácia na gestão desses recursos, já que muitas vezes são colocados sob o estresse de explorações planejadas apenas em curto prazo.

Recentemente, estudos revelaram que as elevadas temperaturas resultantes da ação humana são uma severa ameaça para ecossistemas com o das Ilhas Galápagos. A ideia da conferência no Equador é trazer destaque para as ilhas como um dos mais importantes centros científicos do mundo, onde cientistas e pesquisadores altamente qualificados podem trabalhar juntos em soluções sustentáveis que beneficiem os ecossistemas de todo mundo.

Sobre a SDSN

A Rede SDSN é uma ação global, proposta em 2012 pelo Secretario Geral da ONU Ban Ki-Moon, que procura contribuir para o desenho e futuro monitoramento da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A rede tem a missão de identificar e apoiar a articulação de atores que buscam alternativas para os desafios práticos relacionados ao desenvolvimento sustentável, colaborando para a concretização de uma agenda global pós-2015. Para tal, a SDSN promove diversas consultas em todo o mundo com seu Conselho de Liderança e grupos temáticos.

Lançada no dia 18 de março de 2014, em Manaus, e em 19 de março, em São Paulo, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Sustainable Development Solutions Network ?? SDSN?? Amazônia) é uma iniciativa que visa mobilizar o conhecimento local na busca por soluções e boas práticas para os desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável da região amazônica. Visite o site da SDSN Amazônia!

Newsletter