Jornalista da Editora Abril realiza workshop com jovens repórteres da floresta na RDS do Juma

14 de agosto de 2015 - A oficina faz parte da programação do projeto Repórteres da Floresta, do Programa de Educação e Saúde da Fundação Amazonas Sustentável

 
Jornalista ministrou oficina na RDS do Juma (Foto: Suelen Araújo/FAS)

Por Suelen AraUjo, do Programa de Educação e SaUde

?s vésperas do encerramento do ano letivo, ocorrido no dia 08 de agosto, os alunos do NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Abelha, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, tiveram a oportunidade de participar de workshop ministrado pelo jornalista da Editora Abril, Pieter Zaelis. A oficina faz parte da programação do projeto Repórteres da Floresta, do Programa de Educação e SaUde (PES) da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

Com a participação de 40 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o espaço de eventos da Escola Municipal Victor Civita foi adaptado para uma redação de TV, com quatro editorias: Meio Ambiente, Comunidade, SaUde e Beleza, e Esporte. Os temas das pautas foram escolhidos pela relevância na reserva.

“Foi uma oficina diferenciada. Ele é um bom profissional e aprendemos muita coisa boa. Isso é bom para aprimorar nosso conhecimento”, ressaltou o aluno Glemerson Brasão, formando do ensino fundamental, atuante como Repórter da Floresta e vencedor do Prêmio de Melhor Produção Textual 2015 da Escola Victor Civita.

Na ocasião, o jornalista Pieter explanou os métodos de produção de reportagens relatou como é trabalhar em um veículo de comunicação de massa nacional.

Após a divisão dos alunos por editorias, foi realizada produção de videorreportagens na comunidade Abelha. Todo o material produzido foi editado no formato de jornal de televisão, que foi apresentado no encerramento do ano letivo para exibir aos presentes as atividades desenvolvidas pelo Projeto Repórteres da Floresta.

O jornalista disse ter ficado impressionado e feliz com o comprometimento dos alunos com o projeto. “Foi legal, conseguimos despertar interesse no assunto. Foi uma chance de explicar pra eles a experiência com a qual estou acostumado. Saio bem feliz, essa profissão é difícil, exige muito esforço, e ao mesmo tempo pode contribuir para melhorar e cobrar muito daqueles que poderiam estar ajudando eles”, destacou Zaelis.

Projeto Repórteres da Floresta

O Projeto Repórteres da Floresta teve início no III Intercâmbio de Saberes, evento em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) com atividades voltadas para jovens moradores de unidades de conservação do Amazonas, realizado em novembro de 2014, após a Samsung doar 40 câmeras para a ação. O objetivo é capacitar jovens repórteres, para que eles retratem a realidade ribeirinha através de diferentes meios de comunicação.

Newsletter