Artigo: Mecanismos financeiros inovadores como solução para o desenvolvimento sustentável e o papel da sociedade civil e do setor privado

1 de dezembro de 2015 - Artigo de Gabriel Ribenboim, coordenador de Inovações Disruptivas da Fundação Amazonas Sustentável (FAS)

 

Para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, serão necessários investimentos nas principais áreas: (i) saUde; (ii) educação; (iii) proteção social; (iv) segurança alimentar e agricultura sustentável; (v) infraestrutura em acesso à energia de baixo carbono, água e saneamento, transportes e telecomunicação; (vi) biodiversidade e serviços ecossistêmicos; (vii) revolução dos dados para o desenvolvimento sustentável; (viii) resposta de emergência e trabalho humanitário.

De acordo com Schmidt-Traub (2015), serão necessários investimentos adicionais na ordem de USD 1.4 trilhões por ano para os países de baixa e baixa-média renda atingirem os ODS. Cerca de metade desses investimentos podem ser financiados pela iniciativa privada. Tanto para a esfera governamental quanto para a privada, a inovação e a criatividade devem ser pilares fundamentais. Os recursos oriundos do setor privado e de indivíduos, assumindo principalmente formatos inovadores e financeiramente sustentáveis, podem representar uma importante contribuição ao financiamento dos ODS.

Através de mecanismos financeiros de impacto e modalidades financeiras, como fundos de investimento, títulos de impacto socioambiental, plataformas de crowd funding, novos empreendimentos e arranjos institucionais poderão ter fôlego financeiro para geração de impacto na ponta.

A importância destes tipos de financiamento vai além do repasse financeiro — têm função de engajamento de diversos atores da sociedade por uma causa maior, como os ODS — retorno este, imensurável.

Esta estrutura requer liderança de indivíduos, empresas, organizações da sociedade civil e governos, mas é uma tendência em crescimento no Brasil e no mundo. Em conjunto com os recursos governamentais, são importantes soluções de financiamento para resolver os problemas associados ao desenvolvimento sustentável no mundo.

Newsletter