Repórteres da Floresta: “Recicle! Ainda dá tempo de ser feliz!”, de Neucilane Moraes e Andrey Santos

4 de maio de 2016 - Estudantes ribeirinhos relatam suas experiências do Projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que conta com apoio da Samsung e Tetra Pak

 
Atividades foram registradas pelos Repórteres da Floresta | Foto: Francisco Melgueiro

Há muito se ouve falar em preservação, meio ambiente, solo e água. São muitos os cuidados anunciados para a preservação do planeta, porém poucos os que se comprometem nessa missão, com eficiência e motivação, como presenciei na equipe da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) na semana do dia 14 a 18 de março 2016. Foram oito comunidades atendidas, divididas entre a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista e Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, e todas com a mesma metodologia e disposição das esquipes já citadas acima. A garra e a força dos palestrantes motivaram todos a participar do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Neste caso, a forma não pode ser maior que o efeito: quero dizer que a informação não foi maior que a metodologia das equipes, que agregou ao momento, para que todos se informassem através do entretenimento. O sorriso em cada rosto, a surpresa de ver um homem vestido de mulher, um homem que todos conhecemos de repente se transformar em uma figura exótica, engraçada e acolhedora nos permitiu compreender a parte que nos cabe dentro desse projeto. Gincanas, teatro, mUsica, informações e dedicação fizeram com que a compreensão fosse maior e, assim, a assimilação ficou estendida para todos. Uma ação simples, mas eficaz, algo pequeno, porém grande.

Saiba mais sobre o Projeto de Resíduos Sólidos!

Quanto ao planeta, esse ainda vai sofrer pela inconsequência de muitos. Quanto aos moradores da RDS Puranga Conquista e APA do Rio Negro, esses jamais esquecerão a lição aprendida nestes dias, onde a alegria tomou o lugar da dUvida, o sorriso, o da timidez, a perseverança da esperança, o resíduo, do lixo e os comunitários, da Nêga (o colaborador da FAS Adriano Rodrigues é a Nêga, que ajuda na capacitação sobre resíduos sólidos). Embora essa não esteja mais presente, será sempre inesquecível nos corações daqueles que levarão esse projeto para frente e com uma Unica motivação: a alegria, e a volUpia de contribuir com a Nêga, com a FAS, com o Estado, e com o mundo. Enfim, que seja pelo mundo e para o mundo a alegria de se fazer a coleta seletiva. Recicle-se, ainda há tempo para ser feliz!

Neucilane Moraes e Andrey Santos
Estudantes da Escola Samsung Amazonas, no NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Assy Manana

Saiba mais sobre o projeto!

Newsletter