FAS é destaque em reportagem do Bom Dia Brasil

2 de maio de 2017 - Reportagem apresentou alternativas para o uso sustentável da madeira na Amazônia

 
FAS trabalha com manejo sustentável de madeira na RDS do Rio Negro (Foto: Reprodução/TV Globo)

O trabalho da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) foi destaque, nesta terça-feira (2), no Bom Dia Brasil, telejornal da TV Globo. A reportagem, de Marconi Matos e Janaina Lepri, apresentou alternativas para o uso sustentável da madeira na Amazônia e destacou o trabalho da FAS com manejo sustentável de madeira, realizado em unidades de conservação do Amazonas.

Principal desafio para a conservação da Amazônia, o desmatamento ilegal pressiona milhares de hectares de florestas próximos a estrada e rios do interior. A FAS acredita que uma das alternativas para reduzir essa ameaça é incentivar o manejo sustentável do potencial florestal com os ribeirinhos, buscando a valorização da madeira legal e assegurando renda para as comunidades. Essa ação deve ser complementada por iniciativas governamentais de fiscalização e monitoramento, visando aumentar o custo da produção ilegal de madeira.

O manejo florestal de pequena escala vem sendo apoiado nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, Juma, Mamirauá, e na Floresta Estadual de Maués, com a oferta de capacitações, equipamentos e apoio para o licenciamento ambiental dos planos de manejo pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A ação realizada pela FAS conta com apoio financeiro do Bradesco e Fundo Amazônia/BNDES.

Assista a reportagem no site do Bom Dia Brasil: Queima de árvores para a produção de carvão pode ser feita dentro da lei

Newsletter