Manaus recebe seminário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

2 de maio de 2017 - Evento será realizado pela FAS, em parceria com a Rede SDSN-Amazônia, Abema e ANAAE

Seminário 3mai_FAS

Na próxima quarta-feira (3/05), a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN-Amazônia), Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e Asociación Nacional de Autoridades Estatales (ANAAE), realizará o seminário “Intercâmbio entre instituições Latino-Americanas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

O seminário tem como objetivo promover o intercâmbio de soluções inovadoras entre o Brasil, Peru, Bolívia e México. Como resultado, espera que desse encontro se desenvolva uma estratégia de cooperação e governança ambiental entre os países.

O evento contará com a presença de diversas instituições subnacionais e organizações não governamentais (ONGs), como o Ecosystem Services for Poverty Alleviation ?? ESPA/Natura Bolívia, Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para Amazônia (SDSN-Amazonia), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), La Asociación Amazónicos por la Amazonía (Ampa PerU), Asociación Nacional de Autoridades Ambientales Estatales (ANAAE), Conservação Internacional (CI), Secretatia de Estado do Meio Ambiente (SEMA- AM), Organización del Tratado de Cooperación Amazónica (OTCA), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Secretarias de Estado Mexicanas.

Na ocasião, as instituições apresentarão o trabalho que desenvolvem em suas regiões. O evento é gratuito e conta com a participação de estudantes e demais integrantes da comunidade científica do Estado do Amazonas. Será disponibilizado para os participantes do seminário um certificado de horas complementares.

FUNDA??O AMAZONAS SUSTENTÁVEL (FAS)

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pUblica estadual. Foi criada em fevereiro de 2008, por meio de uma parceria entre o Banco Bradesco e o Governo do Estado do Amazonas. Posteriormente, passou a contar com o apoio da Coca-Cola Brasil (2009), do Fundo Amazônia/BNDES (2010) e da Samsung (2010), além de outras 114 parcerias em programas e projetos desenvolvidos.

A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas. As principais iniciativas são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), Programa de Educação e SaUde (PES), e Programa de Soluções Inovadoras (PSI). Atualmente, a FAS beneficia 574 comunidades ribeirinhas no Estado do Amazonas, beneficiando cerca de 40 mil pessoas.

SDSN Amazônia

A Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia (SDSN-Amazônia) foi lançada em 2012 pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, com o objetivo de mobilizar diversos atores para apoiar a disseminação e a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio da integração técnica e políticas desses atores. No Amazonas é secretariada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

ANAAE

A associação nacional de autoridades ambientais estaduais, A.C., trabalha desde o ano de 2000, integrando e coordenando os esforços das autoridades estaduais ambientais no México.Busca a construção de alianças que resultem no fortalecimento das capacidades institucionais dos governos estaduais no país para a instrumentação de suas políticas pUblicas na área ambiental por meio da construção de alianças estratégicas de cooperação e intercâmbio de experiências entre o governo e a sociedade civil. Esses esforços buscam favorecer o exercício da governança ambiental através de uma possível construção de políticas pUblicas que contribuam para deter os efeitos das mudanças climáticas como a perda de diversidade biológica, assegurando a conservação dos ecossistemas com aproveitamento responsável dos recursos naturais.

ABEMA

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente ?? Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos. A entidade representa os órgãos estaduais de meio ambiente, congregando secretarias de estado, autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pelo licenciamento ambiental, pela gestão florestal, da biodiversidade e dos recursos hídricos, que concentram boa parte das responsabilidades pelas políticas pUblicas de meio ambiente do Brasil. A Abema foi criada em 1985, num período de início da redemocratização do país, logo após a primeira eleição direta para governadores, em um período ainda marcado pela excessiva concentração de atribuições no âmbito federal.

A entidade teve participação ativa no processo de consolidação da política ambiental, através da descentralização das atividades então concentradas no plano federal, e nos grandes momentos de tomada de decisão que fizeram com que o arcabouço normativo brasileiro seja considerado um dos mais avançados do mundo, em especial nas discussões sobre o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal de 1988.

Newsletter