Professores de Novo Aripuanã participam de formação do projeto Bases do Aprendizado

19 de julho de 2017 - Atividade busca valorizar o conhecimento tradicional na educação de estudantes moradores de Unidades de Conservação (UCs) do Estado

 
Atividade envolveu 55 professores de Novo Aripuanã | Foto: Divulgação PES

Por Dirce Quintino

Com a finalidade de estimular um aprendizado que dialogue com a realidade da população ribeirinha, foi realizada em Novo Aripuanã (225km de Manaus) a capacitação do Projeto Bases do Aprendizado para o Desenvolvimento Sustentável, desenvolvido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em parceria com a Samsung. A ação esteve voltada à formação de 55 professores da zona rural do município, na modalidade ensino multiseriado do 1º ao 5 º ano. A capacitação aconteceu em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), nos dias 26 e 27 de junho.

Um total de 55 professores participaram da atividade, que tem como característica a promoção de atividades lúdico-educativas que buscam aumentar a participação dos alunos. Os docentes ganharam um livro base que traz um guia de atividades que podem ser executadas dentro da sala de aula que envolvem as áreas de desenvolvimento comunitário, corpo humano, tradições, floresta, saúde, geografia, arte e poluição.

De acordo com Nathália Flores, coordenadora do projeto, a capacitação deverá acontecer novamente no segundo semestre no município de Itapiranga. O projeto Bases do Aprendizado faz parte do Programa de Educação e Saúde da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e teve início em 2012, em parceria com a Farol Comunicação e Cultura. Desde então já capacitou professores que atuam nas escolas das RDS do Uatumã, Rio Negro, Cujubim e Mamirauá.

Newsletter