Aniversário de 10 anos da FAS é tema de sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas

25 de maio de 2018 - Nesta sexta-feira (25), a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) fez parte de uma solenidade em comemoração aos 10 anos de atividades […]

 
Colaboradores da FAS foram homenageados durante a Feira da FAS | Foto: Cleudilon Passarinho

Nesta sexta-feira (25), a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) fez parte de uma solenidade em comemoração aos 10 anos de atividades completos em 2018, em sessão especial, pelo deputado estadual Luiz Castro (Rede) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A homenagem foi realizada no Plenário Ruy Araújo e contou com a presença do deputado Luiz Castro, do superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, do vice-presidente do Conselho de Administração da FAS, Neliton Marques, alem do diretor-executivo do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), Carlos Gabriel Koury, e de outras autoridades amazonenses.

Durante a ocasião, o deputado Luiz Castro homenageou as atividades da FAS em torno do desenvolvimento e envolvimento sustentável no interior do Amazonas, que beneficiam 39.420 pessoas, de 9.610 famílias beneficiadas moradoras de 16 Unidades de Conservação (UC). São iniciativas de geração de renda que juntas ajudam a proteger 10.9 milhões de hectares do estado do Amazonas.

“O trabalho da FAS é notório, fundamental para a conservação da região e valorização das populações tradicionais. Esse reconhecimento da Assembleia Legislativa do Amazonas simboliza um gesto de respeito e admiração pelas ações realizadas ao longo desses 10 anos”, destacou o deputado.

Na ocasião, colaboradores da FAS receberam o certificado de honra ao mérito da ALE. São eles: Ademar Cruz, Isandra D’ávila, Valcleia Solidade, Luiz Villares, Eduardo Taveira.

O comunitário Vagner Menezes, morador da RDS Uacari, fez uma fala junto à plenária:

“Tudo que os comunitários precisam é de oportunidade. Depois que as atividades da Fundação chegaram até mim, eu pude entender não só sobre conservação, mas que é possível viver de forma sustentável permanecendo na minha comunidade”, defendeu.

Atualmente, as principais iniciativas da FAS são implementadas por meio do Programa Bolsa Floresta (PBF), Programa de Educação e Saúde (PES), e Programa de Soluções Inovadoras (PSI). A FAS beneficia 574 comunidades ribeirinhas no estado do Amazonas, alcançando cerca de 40 mil pessoas.

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma organização brasileira não governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual e federal. Foi criada em fevereiro de 2008, por meio de uma parceria entre o Banco Bradesco e o Governo do Estado do Amazonas. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas.

Melhor ONG da região norte do Brasil

Em 2017, também em sessão especial na Aleam, o deputado parabenizou a FAS pelo título de melhor ONG do norte do país, concedido à Fundação pela Revista Época. Na ocasião, Luiz Castro ressaltou a importância da FAS para a região:

“A FAS, especialmente, desenvolve uma política pública que o próprio Governo do Amazonas nunca conseguiu desenvolver nas unidades de conservação, envolvendo Educação, Saúde, organização comunitária, com alternativas econômicas com baixo impacto ambiental, entre outras ações.”, apontou.

Newsletter