Ações de sustentabilidade ganham destaque no fim de semana em Manaus

27 de julho de 2018 - O evento “Pré-Virada” abre a programação, nesta sexta-feira (27), a partir das 17h, na sede da FAS

 

Com a proposta de disseminar informação e educação sobre sustentabilidade, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) promove, de sexta-feira (27) a domingo (29), uma série de atividades como parte da programação da Virada Sustentável Manaus. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.

O evento “Pré-Virada” abre a programação, nesta sexta-feira (27), a partir das 17h, na sede da FAS, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, no Parque Dez. A atividade começa com entoação de mantras, dança circular e meditação. Às 19h, será realizada a roda de conversa “A Manaus dos sonhos: como construir a cidade que queremos?”, com moderação do superintendente da fundação, Virgílio Viana.

Na ocasião, também estarão presentes o idealizador da Virada Sustentável, André Palhano; a fundadora da Virada Zen, Mariana Amaral; a representante do movimento Pedala Manaus, Nadia Aguiar; o representante do Movimento Ficha Verde, Neliton Marques; o responsável pelo projeto Grito d’Água, Agnaldo Oliveira; e o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), Sebastian Roa.

“Iniciaremos os debates da Virada Sustentável Manaus colocando em questão os caminhos e medidas que precisam ser adotados com objetivo de melhorar a cidade em todos os âmbitos que envolvem a sustentabilidade. A Manaus dos sonhos só pode ser construída com o engajamento de toda a população, por isso, mobilizações como essa são tão importantes”, afirma a coordenadora do festival, Paula Gabriel.

Já durante o fim de semana, a FAS promoverá a ação “Pequenos Curupiras”, um estande com atividades artísticas e pedagógicas para crianças de 7 a 12 anos, com foco em educação ambiental. No sábado (28), a atividade ocorre das 10h às 16h, no Parque do Mindu. No domingo (29), o estande ficará instalado no Largo de São Sebastião, no mesmo horário.

Em parceria com a Manaus Ambiental e a ONU Meio Ambiente, a fundação realizará no sábado (28), das 10h às 12h, a roda de conversa “Rios limpos para mares limpos”, com a proposta de discutir a questão do saneamento na capital. O evento ocorrerá no Parque do Mindu.

No domingo (29), o destaque será o debate “O Turismo e suas Perspectivas no Amazonas”, promovido em parceria com a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection) e o Local Hostel. A atividade acontecerá das 15h às 17h, na Galeria do Largo.

Sobre o festival

Além das ações coordenadas pela FAS, a Virada Sustentável levará mais de 250 atividades gratuitas para todas as zonas de Manaus no sábado (28) e domingo (29). Serão ocupados diversos pontos da cidade, como parques públicos, centros culturais, museus, praças, terminais de ônibus e feiras. A programação completa pode ser acessada no site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.

O festival é uma realização da Virada Sustentável de São Paulo com correalização da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). Tem patrocínio do Instituto Alair Martins (IAMAR) e das empresas Whirlpool, Honda e Assaí/ Instituto GPA. Possui copatrocínio da empresa Liberty Seguros e apoio do Instituto Sabin, Proteção Animal Mundial (World Animal Protection), Shopping Manaus Via Norte, Manaus Ambiental, Local Hostel Manaus, Booking.com, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) e Prefeitura de Manaus. Além disso, tem parceria com as empresas Oazzi, Up Comunicação Inteligente e HR Chromia Malharia e Estamparia.

Newsletter