Virada Sustentável Manaus promoverá atividades de conscientização ambiental

20 de julho de 2018 - A Virada Sustentável visa disseminar informação e conscientização à sociedade sobre questões como reciclagem, conservação da floresta e destinação correta de resíduos sólidos

 

Uma cidade mais sustentável, com melhor aproveitamento de seus recursos e cuidado com o meio ambiente pode ser construída com atitudes simples, mas que dependem do envolvimento de toda a população. Com esse objetivo, a Virada Sustentável Manaus mobilizará, nos dias 28 e 29 de julho, centenas de iniciativas que visam disseminar informação e conscientizar a sociedade sobre questões como reciclagem, conservação da floresta e destinação correta de resíduos sólidos.

O festival é organizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com um Conselho Criativo formado por mais de 40 organizações da sociedade civil. A programação será gratuita e ocupará mais de 20 pontos da cidade, entre eles, parques públicos, centros culturais, museus, feiras e terminais de ônibus.

O público vai conferir como embalagens plásticas, garrafas de vidro, jornais, tecidos, paletes e outros materiais cujo destino seria o lixo podem se transformar em arte através de projetos como o “Reciclando D’Coração” e o “Reciclart”, que exibirão suas peças no Largo São Sebastião e na Casa das Artes, respectivamente, durante os dois dias de festival.

Para estimular atitudes sustentáveis, serão realizadas oficinas com dicas práticas que podem ser adotadas no dia a dia. O Musa do Largo, no Centro, receberá no dia 28, das 9h às 11h, a oficina sobre como utilizar resíduos orgânicos que geralmente são descartados no preparo de receitas. No mesmo dia, no Parque Sumaúma, localizado na Cidade Nova, a população terá a oportunidade de aprender a criar uma horta em casa com uma oficina de compostagem que ocorrerá das 9h às 10h. Já no dia 29, o destaque será uma oficina de produção de sabão caseiro a partir da reciclagem de óleo de cozinha, que acontecerá no Largo São Sebastião, das 14h às 17h.

As ações de conscientização ambiental se estenderão para outros espaços da capital, como o Bosque da Ciência, no bairro Petrópolis, que promoverá atividades educativas sobre a biodiversidade amazônica voltadas para o público infanto-juvenil. No Coroado, a Escola Estadual Professora Myrthes Marques Trigueiro receberá, dia 28, a partir das 9h, uma palestra sobre os prejuízos ocasionados pelo descarte incorreto de resíduos sólidos e uma roda de conversa sobre o crescimento de doenças originadas pela poluição ambiental como dengue, chikungunya, zika, entre outras.

O Shopping Manaus ViaNorte, situado no Monte das Oliveiras, será sede do iColeta Space, um espaço que abrigará simultaneamente oficinas para crianças, jogos ambientais e demonstração do aplicativo iColeta, que oferece à sociedade a possibilidade de descartar corretamente os resíduos recicláveis. No bairro São José Operário, a Casa Mamãe Margarida terá, dia 28, a partir das 10h, a oficina “Um lixo a Menos”, com o intuito de estimular a mudança de hábito de consumo e a redução de lixo.

Também como parte da programação “verde” da Virada Sustentável Manaus será realizado o plantio de mudas de espécies nativas do Bioma Amazônico em clareiras do Bosque da Ciência, na manhã do dia 28. Ainda haverá a distribuição de 300 mudas de plantas para a população no Largo São Sebastião, nos dois dias de festival.

“A Virada Sustentável é uma oportunidade para provocar debates sobre questões que envolvem a preservação do meio ambiente com o objetivo maior de ser um instrumento de conscientização do público. A proposta do festival é engajar pessoas para a transformação da cidade, concretizando ações que garantam um futuro melhor para o nosso planeta”, enfatiza a coordenadora da mobilização, Paula Gabriel.

Para saber mais sobre as atividades e conhecer os locais que receberão ações da Virada Sustentável Manaus, basta acessar o site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.

 

Newsletter