FAS divulga balanço de projetos apoiados pelo Fundo Amazônia

3 de setembro de 2019 - Eficiência no gasto com pessoal e 100% de prestações de contas aprovadas sem ressalvas são destaques. Os projetos beneficiam 39.546 pessoas e 9.540 famílias moradoras de 16 Unidades de Conservação (UC) no Amazonas

 
Os projetos beneficiam 9.540 famílias moradoras de 16 Unidades de Conservação (UC) do Amazonas | Foto: Bruno Kelly

Considerando o atual debate sobre o Fundo Amazônia, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) divulga os resultados de seus projetos desenvolvidos com apoio do fundo. Dentre os destaques estão o baixo gasto com pessoal e a aprovação, sem ressalvas, de todas as prestações de contas pela Pricewaterhouse & Coopers (PwC), uma das auditorias mais respeitadas do mundo.

No Programa de Desenvolvimento de Comunidades apenas 22% dos recursos foram destinados para folha de pagamento. Tal programa, implementado entre 2010 e 2019, levou ações de geração de renda sustentável e empoderamento comunitário para 39.546 pessoas e 9.540 famílias moradoras de 16 Unidades de Conservação (UC) no Amazonas.

Em setembro de 2019 a execução do projeto alcançou 97%, aplicados em atividades que ajudam a proteger uma área de floresta de 10,9 milhões de hectares. Ao todo, 581 comunidades são atendidas.

Como resultado, houve ainda a redução de 63% no desmatamento nessas áreas e o aumento de 244% da renda média das famílias participantes. A fonte dos dados são o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e avaliação independente da Bain & Company.

Prestações de contas aprovadas

Além de ter 100% das prestações de contas aprovadas sem ressalvas pela Pricewaterhouse & Coopers (PWC), a FAS também encaminhou suas demonstrações financeiras para o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

Os projetos do Fundo Amazônia também passaram por auditorias independentes, dentre elas a do Tribunal de Contas da União (TCU), que fez menções elogiosas ao trabalho desenvolvido, bem como do próprio Governo da Alemanha.

Confira principais destaques

– 22% de gasto com remuneração de pessoal
– 63% de redução desmatamento
– 244% de aumento da renda das famílias participantes
– 39.546 beneficiários
– 581 comunidades atendidas
– 97% de execução do orçamento em setembro de 2019
– 100% das prestações de contas auditadas pela PwC, sem nenhuma ressalva

Relatório de Atividades

Para saber mais sobre os resultados das atividades promovidas pela FAS, acesse a versão virtual do Relatório de Atividades 2018 através deste link.

Sobre a FAS

A FAS é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que promove ações de conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria de qualidade de vida de populações indígenas e ribeirinhas no Amazonas que vivem em Unidades de Conservação.

Newsletter