Documentário ‘Chega de Fiu Fiu’ é exibido na FAS durante campanha de combate a violência contra mulheres

4 de dezembro de 2019 - Papo Sustentável na sede da FAS exibe e debate obra dirigida por Fernanda Frazão e Amanda Lemos. Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres iniciou no último 25 de novembro e continua em todo o País

 
Chega de Fiu Fiu | Foto: Divulgação

Três mulheres brasileiras moradoras de três diferentes cidades que utilizam a arte, a poesia e o ativismo para resistir à violência e propor novas formas de participar e conviver nos espaços públicos. É o que mostra o documentário “Chega de Fiu Fiu” (2018), dirigido por Fernanda Frazão e Amanda Lemos, e que será exibido em Manaus na próxima sexta-feira (6), de 19h às 21h, na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez, como parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres.

Tal campanha, que iniciou no último 25 de novembro em todo o País, é organizada desde 2014 pela ONG “Think Olga” e recebe, em Manaus, apoio da FAS, da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazônia) e SDSN Jovem Amazônia.

A exibição do filme acontece durante um “Papo Sustentável”, um debate, e uma das documentaristas do filme, Amanda Lemos, estará presente para dialogar sobre o longa-metragem e discutir também sobre o assédio sofrido por mulheres em locais públicos e como combatê-lo. A programação tem entrada gratuita e não é necessária inscrição.

16 Dias de Ativismo

A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres conta com extensa programação organizada tanto pela sociedade civil como pelos governos estadual e municipal.

Uma das primeiras atividades foi o Papo Sustentável “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres”, ocorrido no dia 25 de novembro, também na sede da FAS, com a participação da secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz, da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), da pesquisadora de gênero da Universidade de Brasília (UnB) Marina Brito, da co-fundadora e diretora do Instituto Mana, Fernanda Alexandrino, e da presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/AM, Ana Carolina Amaral. O debate foi mediado pela gerente do Programa de Soluções Inovadoras da FAS Letícia Garcia.

Na próxima terça, 10 de dezembro, também acontece programação, desta vez voltada para mulheres indígenas. É o Papo Sustentável “Direitos Humanos e as Mulheres Indígenas”, de 19h às 21h, também na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS).

‘Chega de Fiu Fiu’

O documentário “Chega de Fiu Fiu” traz três narrativas: uma delas mostra cenas de violência e assédio sofrida por mulheres e que foram capturadas por uma microcâmera escondida num óculos usado pelas vítimas. Outro momento traz o cotidiano vivido pelas três personagens principais nas cidades de Brasília, Salvador e São Paulo e, por último, um diálogo entre as cenas com comentários de especialistas e de homens acerca dos corpos, gênero e violências sofridas por mulheres.

Think Olga

A Think Olga é uma organização não-governamental feminista que se propõe empoderar mulheres por meio da informação. Já lançou campanhas de grande repercussão nacional e engajamento público, como a “Chega De Fiu Fiu” em 2014 e #PrimeiroAssédio em 2015, pioneiras em discutir e combater o assédio sexual em locais públicos no Brasil e a violência sexual na infância.

A Think Olga também desenvolveu uma pesquisa respondida por mais de sete mil pessoas em todo o Brasil sobre assédio e outras violências e, ainda, um mapa colaborativo que identifica as principais áreas de risco para mulheres.

SDSN Jovem Amazônia

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável Jovem da Amazônia (SDSN Youth Amazonia, em inglês), é uma divisão da SDSN Global voltada para pessoas de até 30 anos que busca envolver jovens dos países da bacia amazônica na Agenda 2030 e apoiá-los na criação e disseminação de soluções inovadoras voltadas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Serviço

O quê: Papo Sustentável e exibição do documentário “Chega de Fiu Fiu”
Quando: sexta-feira, 6 de dezembro, das 19h às 21h
Onde: sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na rua Álvaro Braga, 351, Parque Dez
Quanto: gratuito

Newsletter