Bio Luiz Cruz Villares

LV

Profissional com mais de 25 anos de experiência em administração de empresas, meio ambiente e terceiro setor; Bacharel em administração de empresas pela PUC-SP (1986) e título de Master of International Managementwith distinction” pela Thunderbird School of Global Management, EUA (1992).

Sua experiência profissional inicial é focada em atividades nas áreas de recursos humanos, marketing, sistemas, exportação, financeiro e controles, nas empresas Aços Villares, Elevadores Atlas, Alcoa Alumínio, Sílex Trading e PRG International.

Na área Ambiental, iniciou seus trabalhos na condução de estudos ambientais como Diretor Superintendente da ECP Sistemas Ambientais (São Paulo-SP) em 1998.

No terceiro setor, iniciou atuação em ações de conservação de recursos naturais como dirigente e fundador da ONG Ilhabela.Org, desde 2001.

Atuou como membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (CONSEMA) no período 07/2003-07/2005.

Em relação à Amazônia, exerceu a gerência geral do projeto Balcão de Serviços para Negócios Sustentáveis, para o desenvolvimento e capacitação de negócios sustentáveis pela organização Amigos da Terra ?? Amazônia Brasileira entre janeiro/2004 ?? março/2007. O projeto teve como foco a prestação de serviços a mais de 40 cooperativas, associações e pequenas empresas orientadas a produção de base florestal sustentável em toda a Amazônia brasileira, além da prospecção de centenas de empreendimentos de base comunitária e trabalhos em políticas pUblicas. Neste âmbito, participou de estudos relacionados a denominação de origem e repartição de benefícios na comercialização de produtos amazônicos.

Organizador do evento/feira Mercado Floresta, realizado em São Paulo, em novembro de 2005. Este evento serviu como divulgação dos negócios de base florestal sustentável, em caráter pioneiro no Brasil. Atuação como palestrante em fóruns e encontros relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade e políticas pUblicas.

Em fevereiro, 2007, assumiu a Direção de Projetos para o Instituto Peabiru, em Belém-PA com projetos áreas socioambientais, voltados a comunidades e empresas diversas na região do nordeste paraense, Amapá e estuário do Rio Amazonas.

A partir de abril, 2008, assume a Superintendência Administrativa-Financeira da Fundação Amazonas Sustentável, em Manaus-AM e no escritório de São Paulo-SP.

Cursos específicos

Nas áreas de administração: participação em diversos cursos de duração média de uma semana nas áreas de qualidade; marketing; finanças; treinamento e desenvolvimento; sistemas; auditoria; entre 1986-2000. Menção especial para participação no curso “Training for International Operations”, na Suécia, IFL, fevereiro-maio 1990 (5 semanas de classe e estágio).

Na área de Meio Ambiente, participação em dezenas de seminários técnicos nas áreas de conservação ambiental, gestão ambiental, carbono, ecoturismo, legislação ambiental, pagamentos por serviços ambientais, etc., em programas de curta duração.

Menção especial para participação no curso “Gestão de ONGs e Meio Ambiente” ?? Secretaria Estadual do Meio Ambiente ?? SP. Carga Horária: 40 horas. Setembro 2002.

Menção específica para participação como ouvinte na cadeira “Desenvolvimento Econômico”, pela FEA-USP, em disciplina do Mestrado em Economia, 1989.

Palestras e participações

Palestrante em diversos eventos relacionados ao desenvolvimento sustentável, meio ambiente, desenvolvimento local, produção florestal comunitária e responsabilidade social. Atuação em diversos eventos e discussão de políticas pUblicas na área sócio-ambiental, planos diretores municipais e gerenciamento costeiro (litoral norte de São Paulo).

Autor de documentos sobre meio ambiente, publicados em sites ambientais.

Newsletter