Subprograma Bolsa Floresta Familiar

Dos quatro subprogramas da recompensa por serviços ambientais implementado nas Unidades de Conservação (UC) apoiadas pela FAS, o Bolsa Floresta Familiar é o que se refere Lei nº3135/2007, que institui Política Estadual sobre Mudanças Climáticas, Conservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, no seu Artigo 5º. Desde 2008, a FAS implementa essa política pública que abrange 9.597 famílias e 40.230 pessoas (dados de dezembro de 2016).

O subprograma é um Programa de Recompensa por Serviços Ambientais para famílias moradoras ou usuárias de 16 Unidades de Conservação do Estado, cuja adesão envolve a anuência a nove principais critérios, além de outros pré-requisitos previstos em documento complementar ao acordo de compromisso firmado por cada novo beneficiário.

Dentre os critérios estão o compromisso de não-desmatamento de florestas primárias, bem como a participação em oficinas de gestão participativa, medidas para prevenir queimadas e garantir a presença dos filhos na escola. O benefício é preferencialmente concedido às mães das famílias beneficiárias, que são as titulares dos cartões, o que atribui ao programa caráter de valorização e empoderamento feminino. É a porta de entrada para os outros subprogramas vinculados ao Bolsa Floresta.

Newsletter