Banco Mundial

Troca de experiências e capacitação em REDD+ e manejo florestal comunitário entre países da bacia do Congo, Madagascar e a América Latina

Promover a troca de experiências entre o Brasil e 6 países africanos – Camarões, Gabão, Madagascar, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e República do Congo – engajados na preparação para o REDD a melhor compreender os papéis das comunidades no manejo e gestão florestal dentro de suas estratégias nacionais de REDD+. Uma viagem técnica foi realizada no Brasil em fevereiro de 2011, e contou com 17 representantes governamentais e não-governamentais dos países africanos.

O projeto é uma iniciativa do Banco Mundial, através da Parceria de Carbono e Florestal (FCPF) e teve a coordenação da FAS com apoio da ONFI Internacional.

 

TÍTULO DO PROJETO

PERÍODO DE EXECUÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO PREVISTO

Troca de experiências e capacitação em REDD+ e manejo florestal comunitário entre países da bacia do Congo, Madagascar e a América Latina 2011 2012
De 02 a 11 de fevereiro de 2011, foram realizadas, nas cidades de Rio de Janeiro, Manaus, Santarém e São Paulo, workshops e visitas de campo para estudar as iniciativas de REDD e do manejo florestal sustentável no contexto brasileiro, com foco na Amazônia brasileira.Primeiro, no Rio de Janeiro, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (BNDES), foi discutido o estado atual do REDD e do manejo florestal em nível federal. Outras oficinas foram realizadas nos estados de Amazonas e Pará, seguido de visitas de campo, durante as quais as experiências de REDD e do manejo florestal foram apresentados. Finalmente, foram organizadas sessões de trabalho para permitir aos participantes apresentar os avanços das abordagens “REDD +” e “florestas comunitárias” em seus próprios países. Eles foram capazes de avaliar como as experiências no Brasil pode fortalecer + REDD em seus respectivos países e explorar o potencial papel da comunidade florestal.Um guia “REDD+ and Community Forestry: Lessons learned from an exchange between Brazil and Africa” está em fase final de elaboração e busca apresentar as principais lições aprendidas desta iniciativa.

sdsn fas

sdsn fas

blogdoenvolvimento1

blogdoenvolvimento1

Newsletter