Mineração de Pequena Escala

A FAS acredita que promover a troca de experiências, opiniões e aprendizados de mineradores e mineradoras comprometidos com a formalização e boas práticas na bacia amazônica auxilia a identificar possíveis soluções para comunidades mineradoras de pequena escala da floresta.

Em 2018, o seminário “Produção mineral de pequena escala: experiências internacionais”, promovido pela FAS, membro da rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, aconteceu em Manaus, durante a semana de comemorações aos 10 anos de atuação da Fundação. O evento buscou promover um debate com atores intersetoriais sobre a mineração em grande e pequena escala (MPE).

Durante o encontro, o renomado pesquisador britânico Steve Bass do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), contou sobre o trabalho desenvolvimento pelo IIED no Gana, localizado na África Ocidental, que resultou em ações de mudanças para a MPE tornando – o formalizado, inclusivo e sustentável.

Ainda neste ano, mineradores de pequena escala brasileiros, colombianos e peruanos compartilharam experiências e técnicas de trabalho por uma mineração mais sustentável e menos agressiva à natureza. Eles participaram da Oficina “Mineração artesanal e de pequena escala: construindo um processo de diálogo na Bacia Amazônica”, que teve apoio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em Puerto Maldonado, no Peru.

Participaram da ação mineradores das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Madeira e do Rio Amapá, que visitaram uma mineradora de pequena escala situada na calha do Rio Madre de Dios. A ação contou com a organização e apoio do Instituto Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED), Aliança para Mineração Responsável (ARM), Sociedade Peruana de Direito Ambiental (SPDA) e FAS, para promover o intercâmbio de desafios e soluções sobre o tema.

 

Newsletter