Bases do Aprendizado

 
Alunos do Rio Negro que participam da iniciativa | Foto: Nathalia Flores/FAS

O Livro Bases do Aprendizado para o Desenvolvimento Sustentável foi elaborado pela FAS em 2013, com recursos da Samsung e apoio técnico da Farol Comunicação e Cultura. A publicação contém 60 atividades que apresentam conteúdos formais voltados para alunos de 1º ao 5º ano para auxiliar os professores na inserção de temas regionais em sala de aula, destacando elementos e valores da cultura amazônica, assim como soluções para o desenvolvimento sustentável.

Com as atividades lúdico-educativas propostas pelo livro, que podem ser realizadas dentro e fora da sala de aula, a proposta pedagógica foi baseada na educação experiencial, um método de ensino voltado para a ação, participando de maneira ativa como sujeito do processo de ensino-aprendizagem. Por meio de referências regionais como a castanha, desenvolvimento comunitário, pirarucu, lendas e tradições amazônicas, as aulas práticas buscam levar descontração para professores e alunos.

Resultado de um processo participativo do início ao fim, o livro proporciona a construção de novas possibilidades ao discutir com os professores e supervisores municipais de educação propostas de melhoria para o livro, por meio de consultas participativas realizadas até 2016.

Newsletter