Projeto de Incentivo à Leitura e Escrita

 

Com o objetivo de promover a leitura e contribuir para o domínio da oratória e do empoderamento dos alunos, o Projeto de Incentivo à Leitura e Escrita (INCENTURITA) realiza atividades que envolvem educação e arte nos núcleos Victor Civita e Samuel Benchimol, da RDS do Juma, e Assy Manana, na APA Rio Negro. O projeto conta com apoio Samsung, Bradesco e Instituto Alair Martins (Iamar) e teve um total de 127 alunos participantes em 2016.

Durante o ano foram realizadas oito atividades de distribuição de livros, com um total de 130 exemplares entregues. Além disso, atividades de leitura, interpretação, exercícios de voz e expressão corporal estiveram na programação do INCENTURITA. Divididas em três módulos, as atividades culminaram no final do ano com apresentações teatrais criadas pelos próprios alunos, em espetáculos montados em suas comunidades.

Os módulos do projeto promoveram o desenvolvimento de um ambiente escolar mais saudável, além de melhorar o relacionamento social dos alunos, seu desenvolvimento pessoal e o pensamento crítico em relação às obras lidas, contribuindo para o desempenho escolar. A criação do espetáculo de encerramento também contribuiu para a integração dos alunos, que escreveram o roteiro e criaram os personagens com o apoio do professor Adriano Rodrigues, Coordenador de Arte-Educação da Fundação.

Em 2017, o INCENTURITA pretende alcançar alunos de mais três Núcleos com apoio de outros projetos da FAS. Durante esse ano os alunos também terão como desafio nos três módulos escreverem e interpretarem suas próprias obras completas para as comunidades.

sdsn fas

sdsn fas

blogdoenvolvimento1

blogdoenvolvimento1

Newsletter