Intercâmbio de Saberes

 
Estudantes e professores participantes do 6º Intercâmbio de Saberes (Comunicação FAS – 2017)

Uma iniciativa voltada ao fortalecimento do protagonismo juvenil, o Intercâmbio de Saberes busca promover a mobilização e o empoderamento dos jovens moradores de Unidades de Conservação (UC), à luz dos Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desde 2012, a atividade mobiliza estudantes da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, e das RDS do Rio Negro, Puranga Conquista, Juma, Mamirauá e Uatumã para uma troca de experiências sobre os desafios para a sustentabilidade em cada comunidade.

Em 2017, foram realizadas quatro rodadas de oficinas em cada Núcleo participante, com os temas de ativismo social, ODS e elaboração de projetos para transformação. De forma democrática, foram escolhidos cinco representantes para participar do 6º Intercâmbio de Saberes em Manaus, conferência anual envolvendo estudantes de todas as reservas. Em 2017, o evento teve como foco a “Amazônia que queremos em 2030”, envolvendo 34 estudantes. Eles puderam conhecer o contraste de diferentes realidades da cidade, como a Arena da Amazônia e o Igarapé do Gigante, onde é realizado o Programa de Revitalização Urbana Sustentável da Amazônia (Reusa), desenvolvido pela FAS.

 

Confira a galeria de fotos:

Newsletter