Observatório de Educação nas UCs

 

O Observatório da Educação consiste no monitoramento e análise de informações das escolas municipais nas comunidades onde a FAS atua. Primeiro foi feita a análise de dados como Censo Escolar (Inep) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliando a cobertura e qualidade da oferta da educação e também a demanda educacional. Já são quase 400 escolas mapeadas nesse processo.

Adicionalmente, para aprofundar a análise dos dados oficiais, a FAS e as secretarias municipais de educação aplicaram em seis UCs a Provinha Brasil, entre abril e setembro de 2013. Nessa avaliação, 671 alunos de classes multisseriadas, entre seis e 14 anos, responderam questões de leitura e matemática, em ação que percorreu 100 escolas, que representam o equivalente a 25% do universo de atuação da FAS.

Desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC),a Provinha Brasil é um instrumento diagnóstico do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas pUblicas brasileiras. A aplicação das provas é parte preliminar de um estudo sobre alfabetização infantil no Amazonas. O objetivo é gerar índices de alfabetização infantil no recorte territorial das UCs, identificando as principais dificuldades apresentadas pelos alunos.

Os resultados são repassados aos municípios com o intuito de subsidiar ações de melhoria da qualidade do ciclo educacional, além de embasar o desenvolvimento de estratégias e materiais educacionais específicos para as comunidades ribeirinhas.

observatorio_png

Newsletter