Práticas Agroecológicas

 
Núcleos possuem atividades de práticas agroecológicas e permacultura (Foto: Mario Moreira Filho)

O projeto de Práticas Agroecológicas e Permaculturais tem por objetivo formar ribeirinhos em vocações produtivas regionais, valorizando o saber tradicional nas lógicas educacionais dos Núcleos de Conservação e Sustentabilidade da (NCS) da FAS.

As formações têm como principal objetivo envolver comunidade escolar e comunidades locais usuárias dos Núcleos em atividades de produção sustentável de hortaliças e Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCS). A ideia é que a produção seja usada no auto-abastecimento das escolas. Em 2017, o projeto esteve focado em readequar parte das estruturas dos módulos didáticos produtivos para a produção de mudas, sistemas agroflorestais (SAF) e cultivo de hortaliças.

Na APA do Rio Negro, no NCS Assy Manana, foram produzidas mais de 1 mil mudas, que tiveram como destinação a Virada Sustentável Manaus 2017, além da produção de galinhas caipiras na RDS do Juma, que serviu para alimentação de 80 alunos durante 15 dias do NCS Victor Civita, na comunidade do Abelha. Foram produzidas ao todo 5 mil mudas de hortaliças, plantas medicinais, árvores frutíferas em seis Núcleos da FAS.

Newsletter