Programa Dicara

 
O Projeto atende crianças e adolescentes do interior do Amazonas | Foto: Comunicação/FAS

Criado em 2014 pela FAS, o Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas na Amazônia (Dicara) desenvolve ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes de Unidades de Conservação (UC) no Amazonas.

O foco do programa está voltado para as comunidades ribeirinhas, buscando enfrentar desafios de vulnerabilidade social como evasão escolar, menor acesso à educação de qualidade, exclusão digital e cultural, violência doméstica, exploração sexual e do trabalho infantil e falta de informações sobre cidadania e direitos.

O Dicara recebe apoio do Banco Bradesco, Videolar-Innova, Natura, EMS e Edenred, que investem parte do Imposto de Renda devido nos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (FUMCAD) de cada município. A ação conta também com apoio da Samsung.

CIDADANIA PARA CRIANÇAS DE COMUNIDADES REMOTAS

O Dicara busca promover cidadania e proporcionar acesso à informática, música, esporte e lazer por meio de cursos, além de orientações básicas de cidadania e atendimentos de saúde. As atividades do programa atendem gratuitamente jovens entre sete e 17 anos, numa parceria com os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca).

 

Em 2017, o programa esteve focado em reorganizar sua metodologia de implementação, ampliando seu impacto. Para isso, apostou-se na ampliação de parcerias e no desenvolvimento de ações voltadas ao empoderamento da juventude, a saúde na primeira infância e a assistência social. Das 1.298 crianças atendidas, 348 estudaram música, 320 fizeram o curso de informática, 234 aprenderam artesanato e 396 estudaram educação ambiental.

O DICARA também buscou elaborar novos projetos para ampliar sua área de abrangência e atender maior número de pessoas. Neste sentido, o projeto passou a atender não apenas a zona rural dos municípios, mas também focou sua ação nas zonas urbanas dos municípios onde atua.

Acesse o relatório do DICARA clicando aqui

Newsletter