Projeto Primeira Infância Ribeirinha

 
Agentes participam de capacitação na RDS Rio Negro | Foto: PIR/FAS

O período entre zero a seis anos, a chamada primeira infância, é o mais importante para o desenvolvimento da criança. Aspectos como cognição e sociabilidade desenvolvidos nessa fase são essenciais para a formação de um indivíduo saudável. Nas comunidades do interior do Amazonas, porém, os desafios da distância e do acesso demandam uma abordagem diferenciada para o desenvolvimento saudável dessa primeira infância ribeirinha.

Para enfrentar esses desafios, desde 2012 a FAS desenvolve o Projeto Primeira Infância Ribeirinha (PIR), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) e Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), com recursos da Johnson & Johnson e da Fundação Bernard Van Leer.

INSPIRAÇÃO PARA POLÍTICA PÚBLICA DO AMAZONAS

A iniciativa subsidiou a criação do Programa Primeira Infância Amazonense (PIA), lançada pela Lei 4.312, de 11 de março de 2016, tem como objetivo garantir assistência integral às crianças amazonenses na faixa etária de 0 a 6 anos de idade em todo o estado.

Em 2017, o projeto realizou oficinas de atualização com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na RDS do Rio Negro e Floresta Estadual (Florest) de Maués e três formações com novos agentes nas RDS do Uatumã, Juma e Resex Catuá-Ipixuna. Além disso, foi realizada uma supervisão na RDS do Uatumã. Ao todo foram formados 80 ACS, que atenderam 1.470 crianças e 842 famílias ao longo de 2017.

GUIA DE VISITAÇÃO DOMICILIAR

O PIR também desenvolveu o Guia de Visitação Domiciliar, em parceria com uma equipe de profissionais da Susam, que propõe atividades para 93 visitas domiciliares que orientam sobre temáticas relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, desde o aleitamento materno até o estímulo cognitivo.

Acesse o Guia de Visitação Domicilair clicando aqui

 

Anexos

diagramac%cc%a7a%cc%83o-_-primeira-infa%cc%82ncia-ribeirinha-guia-de-visitac%cc%a7a%cc%83o-domiciliar-final-ed-lobo-3-0
» Download do arquivo

Newsletter