Projeto Escola D’água

Com base em três pilares – “Acesso à água“, “Educação sobre a água‘ e “Higiene, Saneamento e Saúde”, o programa global Swarovski Waterschool (em português, Escola D’água) faz parcerias com organizações que atuam próximos a grandes rios do mundo, para implementar ações adaptadas às demandas locais.

O projeto dialoga com professores, alunos e comunitários sobre a relação com a água e o bom uso do recurso, somado à esforços de desenvolvimento de infraestrutura para melhoria do acesso à água potável nas escolas.

De maneira incremental, o projeto explora questões chave que aumentam a compreensão e estreitam a relação saudável das comunidades com a água. As atividades educacionais realizadas durante as visitas às comunidades colocam o participante como foco central da aprendizagem, tornando-o capaz de chegar a conclusões de maneira independente e autônoma a partir de problemas propostos que o expõe a situações motivadoras. Brincadeiras adaptadas à realidade local que passam a ser um laboratório de discussões e ideias sobre problemas reais.

Após o avanço na compreensão e absorção da importância do tema por parte dos alunos, professores e comunidade, é conduzido um processo de decisão participativa para investimento em infraestrutura que melhore o acesso à água potável na escola.

 

Newsletter