O que é REDD

O REDD+ (Redução do Desmatamento e Degradação Florestal, mais manejo florestal sustentável), é um mecanismo financeiro que permite a captação de recursos para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e para promoção do desenvolvimento sustentável.

A FAS desenvolve desde 2008 o Projeto de REDD+ na RDS do Juma, primeiro do mundo a ser “nível ouro” no Padrão Clima, Comunidade e Biodiversidade. O projeto tem por objetivo captar recursos para investir e incentivar estratégias e ações para deter o desmatamento no estado do Amazonas. Até 2016, segundo dados oficiais do Inpe e em se comparando com as modelagens de linha de base, o projeto já reduziu cerca de 10 milhões de tCO2e.

O projeto rendeu o primeiro certificado de redução de emissões de carbono entre um governo, uma empresa e uma organização não-governamental, entregue agosto de 2016 em solenidade ao Marriott International. O certificado é intransferível e atesta a redução de 400 mil toneladas de dióxido de carbono (tCO2), relacionadas a atividades até 2013.

Em 2017, a FAS organizou em parceria com a Aliança REDD+ Brasil, a qual integra, o evento “Remoldurando o REDD+ no Brasil”, que apresentou o potencial brasileiro de REDD+ em relação às oportunidades do mercado de carbono.

Vídeo da Global Canopy Programme (GCP), sobre REDD:

Vídeo da UN REDD:

 

Newsletter