Fundo Amazônia (BNDES)

Como forma de obter recursos para incentivar a preservação da floresta, foi criado, em 1º de Agosto de 2008, o Fundo Amazônia. O objetivo central é promover projetos para a prevenção e o combate ao desmatamento e também para a conservação e o uso sustentável das florestas no bioma amazônico.

A gestão do Fundo cabe ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos do Fundo Amazônia serão aplicados sob a forma de financiamentos não reembolsáveis.

A parceria entre a FAS e o Fundo Amazônia foi anunciada em dezembro de 2009. Ela tem como principal objetivo a contenção do desmatamento e a melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais residentes nas Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas, através do financiamento das ações dos componentes Associação e Renda do Programa Bolsa Floresta. O recurso será liberado a partir de 2010 até 2014.

Acompanhe nossas últimas notícias!

O Bolsa Floresta Renda (BFR) investe um total de R$ 140 mil ao ano por unidade de conservação. Esse recurso é destinado ao apoio à produção sustentável: peixe, óleos vegetais, frutas, mel, castanha entre outros. O objetivo é promover arranjos produtivos e certificação de produtos que aumentem o valor recebido pelo produtor. São elegíveis todas as atividades que não produzam desmatamento e que estejam legalizadas e que valorizam a floresta em pé. Saiba mais sobre o Bolsa Floresta Renda!

O Bolsa Floresta Associação é destinado às associações dos moradores das UC´s do Estado. Equivale a 10% da soma de todas as Bolsas Floresta Familiares. Sua função é fortalecer a organização e o controle social do programa. Este é um dos programas mais importantes da história da Amazônia, quanto ao fortalecimento das organizações de base comunitária. O BFA promove a gestão participativa por meio do fortalecimento da organização comunitária, empoderamento das comunidades e o controle social do Programa Bolsa Floresta, visando a implementação da unidade de conservação. Além disso, contribui para o exercício da liderança associativa nas unidades de conservação do Estado do Amazonas. Saiba mais sobre o Bolsa Floresta Associação!

Veja um álbum com fotos de alguns investimentos:

Para aplicação dos recursos, a FAS considera a opinião dos próprios comunitários. Anualmente, cada localidade recebe a Oficina para Definição de Investimentos do Bolsa Floresta, onde são apresentadas as ideias e projetos comunitários que podem serem desenvolvidas pelo Bolsa Floresta.

Veja tabelas sintéticas sobre as oficinas:

Veja fotos dos os últimos investimentos participativos:

sdsn fas

sdsn fas

blogdoenvolvimento1

blogdoenvolvimento1

Newsletter