Programa Bolsa Floresta

 

O Programa Bolsa Floresta (PBF) é uma iniciativa pioneira que tem por objetivo recompensar e melhorar a qualidade de vida das populações ribeirinhas do Amazonas, responsáveis pela manutenção dos serviços ambientais prestados pela floresta. É implementado em 16 Unidades de Conservação (UC) estaduais de uso sustentável criadas no Amazonas.

O PBF é uma política pública do Governo do Amazonas, teve sua implementação iniciada em setembro de 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), à época denominada Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), e a partir de março de 2008, pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o que possibilitou a ampliação das atividades e atribuiu caráter construtivo e participativo em seus processos decisórios.

Em 2017, o Programa alcançou a marca de 39.420 pessoas e 9.610 famílias beneficiadas, moradoras de 16 Unidades de Conservação do Estado. Ao todo, são 10.975.078 hectares de áreas protegidas, além de um investimento médio anual de R$ 990,11 por família, definido em função de discussões democráticas e amplas com os beneficiários.

 

Principais parceiros

Newsletter