Programas de apoio ao Bolsa Floresta

Os programas de apoio ao PBF têm a função de realizar as ações de caráter estruturante do sistema, propiciando mudanças duradouras e de longo prazo. Esses programas são implementados em conjunto com os parceiros da FAS. O objetivo é definir a estratégia e o desdobramento de cada programa, assim como suas respectivas e necessárias parcerias.

Programas de apoio à produção sustentável

Os projetos para a produção sustentável em unidades de conservação deverão concentrar-se em estimular atividades que permitam o desenvolvimento de cadeias produtivas florestais madeireiras e não madeireiras como peixe, extração de óleos vegetais, borracha, extração de castanha, produção de mel entre outras. Sendo assim, as atividades deverão responder a necessidade de aumento da eficiência do processo produtivo extrativista por meio do desenvolvimento e novos patamares tecnológicos, de modo a garantir elevação de escala e melhoria de renda das famílias produtoras. Por outro lado, deve ser aprimorada a competitividade das etapas de coleta, beneficiamento e comercialização das cadeias produtivas florestais.

Programas de apoio em saUde e educação

Os projetos de saUde e educação estão voltados para parcerias com o Governo do Estado, com as prefeituras municipais e instituições de pesquisa visando o alcance dos objetivos de desenvolvimento do milênio das Organizações das Nações Unidas (ONU). Um dos destaques é a criação do primeiro NUcleo de Educação Para a Sustentabilidade na RDS do Juma.

Programas de apoio à fiscalização e monitoramento

Os projetos de fiscalização devem se concentrar em aportar agilidade, tecnologia e inovação para o processo de fiscalização das UC´s envolvidas nas iniciativas de redução do desmatamento. Por outro lado, o projeto de monitoramento ambiental está focado em avaliar a dinâmica de emissões e sequestro de carbono florestal nas UC´s, decorrentes da atividade humana. Isso implica na necessidade de desenvolvimento de uma metodologia adequada de monitoramento que seja capaz de gerar análises precisas e em escala compatível às atividades agroflorestais familiares.

Programas de apoio à gestão de unidades de conservação

O programa da FAS de gestão (apoio às unidades de conservação) além de colaborar para a implementação do plano de gestão das UC´s pela SDS/CEUC, implica em estabelecer um mecanismo de fortalecimento do sistema de co-gestão entre o Governo e entidades não governamentais de interesse pUblico implementado no Amazonas. Este sistema é mais um dos significativos avanços que o Estado vem realizando para aumentar a eficiência e efetividade das UC´s do Amazonas. A FAS pretende estabelecer parcerias com gestores e co-gestores dessas unidades e organizações de ampla representatividade junto às populações tradicionais das UC´s do Amazonas.

Programas de apoio ao desenvolvimento científico

O programa da FAS de apoio ao desenvolvimento científico é voltado principalmente para trabalhos e estudos referentes aos estoques e dinâmica de carbono da floresta nas UCs. Tais estudos são fundamentais para a construção dos parâmetros e premissas conceituais e operacionais para o mercado de serviços e produtos ambientais. Essas atividades serão implementadas em colaboração com as atividades da SDS/CECLIMA e FAPEAM.

Newsletter