Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

A FAS iniciou, em 2014, a implementação de dois projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) financiados com recursos da Videolar S/A, disponibilizados no âmbito do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) para atuação nas cadeias produtivas do açaí e óleo vegetal da andiroba.

Os projetos têm como objetivo implementar melhorias produtivas e qualitativas dos produtos beneficiados por meio de inovações tecnológicas.

As ações são desenvolvidas na RDS Uacari, em Carauari, e envolvem produtores ribeirinhos, lideranças representantes das entidades atuantes no Território do Médio Juruá e egressos do curso pós-médio de produção sustentável em unidades de conservação. A Associação dos Moradores da RDS Uacari (Amaru) participa ativamente da implementação do projeto.

A primeira fase do projeto, desenvolvida ao longo de 2014, compreendeu o planejamento e a realização de capacitações em boas práticas para a cadeia do açaí, avaliação e adaptações tecnológicas em dispositivos e equipamentos inovadores para o aumento da qualidade dos produtos, bem como o planejamento e consulta participativa para a construção de um laboratório experimental de beneficiamento de óleos vegetais e açaí, programado para a fase 2 do projeto, em 2015.

São resultados esperados dos projetos: a produção de açaí, seguindo os preceitos de boas práticas agroextrativistas, adoção de procedimentos de segurança para a extração de frutos, maior rendimento e melhor qualidade (mais refinados e ideais para comércio) na produção de óleo de andiroba.

A proposta é estimular os ribeirinhos para a adoção de boas práticas, de forma que o manejo desses recursos possa representar o aumento na renda das comunidades.

sdsn fas

sdsn fas

blogdoenvolvimento1

blogdoenvolvimento1

Newsletter