Atividades de agroecologia envolvem comunitários nos NCSs da FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Atividades de agroecologia envolvem comunitários nos NCSs da FAS

Atividades de agroecologia envolvem comunitários nos NCSs da FAS
julho 25, 2016 FAS

Atividades de agroecologia envolvem comunitários nos NCSs da FAS

25/07/2016

Comunitários de cinco Unidades de Conservação (UCs)  do Amazonas podem participar gratuitamente de atividades de agroecologia e permacultura, desenvolvidas nos NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS) da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A iniciativa tem por objetivo ampliar a segurança alimentar das comunidades participantes, incentivando a manutenção de unidades demonstrativas de horta, sistemas agroflorestais, aviário, e viveiro comunitário, envolvendo até o presente 482 participantes com apoio da Samsung e do Banco Bradesco.

As capacitações são voltadas ao conhecimento multidisciplinar tanto dos alunos quanto dos comunitários vizinhos aos NCSs. Os cursos buscam abranger tanto técnicas acadêmicas quanto o conhecimento oral, buscando a visão local dos conceitos básicos da permacultura que aliam a produção de alimentos à conservação da floresta, agregando os conhecimentos tradicionais incorporados pela experiência comunitária.

“Esperamos envolver a comunidade nesse processo, ocorrendo empoderamento quanto ao uso do espaço e garantindo o desenvolvimento coletivo e manutenção das unidades demostrativas”,  explica a bióloga Clara Vignoli, que acompanha o projeto.

Estão envolvidos na atividade os NCSs da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, Mamirauá, Juma e Uatumã.

Na primeira etapa do projeto, é realizada uma conversa com os professores, alunos e comunitários dos NCSs, apresentando a proposta da inserção das práticas agroecológicas no curriculum escolar.  Uma das atividades realizadas é a feira de troca de sementes para promover o fluxo da diversidade e resgate de variedades crioulas.

“A ideia das unidades demostrativas de SAF, viveiro, horta e aviário casa bem com a proposta dos NUcleos, que é ser um espaço da comunidade. Todos ganham nesse processo, pois todos os alunos e também comunidades participam das atividades, e adquirem uma alimentação mais saudável”, explica a professora Izolena Garrido.

Sobre o Programa de Educação e SaUde

O Programa de Educação e SaUde está voltado para a ampliação e a qualificação da oferta de serviços pUblicos de saUde e educação em comunidades ribeirinhas. Utilizando-se da infraestrutura de oito NUcleos de Conservação e Sustentabilidade, situados nas UCs aonde a FAS atua, são implementadas atividades de educação, de apoio à saUde, empreendedorismo ribeirinho e pesquisa, desenvolvimento e inovação. Estes nUcleos são frutos da parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), prefeituras municipais, organizações não-governamentais e empresas privadas.