Com apoio da Petrobras e FAS, Marcelo Rosenbaum lança produtos da Amazônia durante feira on-line - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Com apoio da Petrobras e FAS, Marcelo Rosenbaum lança produtos da Amazônia durante feira on-line

Com apoio da Petrobras e FAS, Marcelo Rosenbaum lança produtos da Amazônia durante feira on-line
maio 2, 2020 FAS

Com apoio da Petrobras e FAS, Marcelo Rosenbaum lança produtos da Amazônia durante feira on-line

02/05/2020

Produzida na comunidade do Tumbira, que fica da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, a coleção foi lançada em evento on-line. Na terça-feira, dia 5 de maio, às 19h (horário de Brasília) haverá uma live no instagram (@mrosenbaum) para falar sobre o projeto e a coleção. 

A pandemia do Coronavírus vem trazendo inúmeros impactos econômicos. Também é assim com comunidades isoladas do Amazonas onde o turismo era uma alternativa de renda, agora fortemente impactada. Por isso, a Coleção Tumbira, lançada na próxima semana, é composta por vasos esculpidos em torno, utilizando madeira proveniente do manejo sustentável. As peças foram criadas por Marcelo Rosenbaum e Fernanda Marques, em colaboração com o artesão Manoel Garrido, da comunidade Tumbira, e é uma ação do Projeto Amazonas Sustentável correalizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e o Instituto A Gente Transforma, em parceria com a Petrobras.

O lançamento da coleção será na edição on-line da Feira na Rosenbaum, que acontece de 1 a 4 de maio. As peças estarão à venda no e-commerce da Feira (feiranarosenbaumloja.com.br) e pelo perfil da Feira no instagram (instagram.com/feiranarosenbaum). Às margens do Rio Negro, está localizada a comunidade de Tumbira, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro, no estado do Amazonas. A partir de uma análise do potencial local, o Instituto A Gente Transforma propôs o uso do resíduo da madeira proveniente do manejo sustentável para a criação de um projeto que contribuísse com o desenvolvimento da comunidade.

No Tumbira, a equipe conheceu o artesão Manoel Garrido, artesão que transformou a oficina que já pertenceu ao pai – um conhecido construtor de barcos da região – em uma marcenaria, com direito a um torno único, uma invenção do próprio Manoel, feito com o motor de caminhão. Nessa oficina, de onde já saíram barcos que navegaram por toda a Amazônia, que nasceu a Coleção Tumbira, vasos esculpidos em torno com madeira sustentável.

Todo o processo de criação das peças da Coleção Tumbira foi baseado na troca, colaboração e compartilhamento. Marcelo convidou a arquiteta Fernanda Marques para conhecer a comunidade e colaborar no projeto, ao lado de Manoel Garrido. A partir deste encontro, nasceu a coleção de vasos esculpidos em um torno. Como parte do Projeto Amazonas Sustentável, o lucro gerado pela venda das peças retorna para o Tumbira representando uma nova e importante fonte de renda para a comunidade.

Fotos: Loiro Cunha