Comitiva do Congo vem ao Amazonas conhecer as melhores práticas do Brasil em sustentabilidade - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Comitiva do Congo vem ao Amazonas conhecer as melhores práticas do Brasil em sustentabilidade

Comitiva do Congo vem ao Amazonas conhecer as melhores práticas do Brasil em sustentabilidade
maio 21, 2014 FAS

Comitiva do Congo vem ao Amazonas conhecer as melhores práticas do Brasil em sustentabilidade

21/05/2014

Uma comitiva da RepUblica Democrática do Congo (RDC) visita esta semana o Programa Bolsa Floresta (PBF), um dos maiores programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do mundo em área de abrangência. A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), responsável pela gestão do Programa, em parceria com a Comissão Europeia, desenvolve junto com o país africano uma troca deexperiências voltada à PSA e Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD).
A delegação conheceu o NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Agnello Bittencourt Uchôa, construído pela FAS na comunidade do Tumbira, margem esquerda do Rio Negro. A ideia é ver de perto o impacto das ações do Bolsa Floresta direcionados à geração de renda, melhoria de qualidade de vida e fortalecimento comunitário, além de debater com as lideranças ribeirinhas o impacto dos projetos liderados pela FAS. “Ã? muito importante termos a oportunidade de demonstrarmos nossas conquistas e compartilhar lições aprendidas com outros países”, comenta Victor Salviati, coordenador de Projetos Especiais da FAS.
No dia 19 de maio, o Governo do Estado apresentou duas políticas estaduais de meio ambiente, o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento (PPCD-AM) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). A cooperação Sul-Sul com a RDC se iniciou este ano, e tem três fases planejadas: análise do contexto do país africano, levantamento de melhores práticas do Brasil e elaboração de ferramentas para captação de recursos.
A FAS esteve em março na RDC para levantar demandas relacionadas aos temas de PSA e REDD. Agora em maio, especialistas africanos estão no Brasil para aprender e discutir projetos desenvolvidos na Amazônia por diversas instituições. Em junho, haverá novas reuniões na Ãfrica para consolidação dos projetos elaborados.

Cooperação Sul-Sul

Esta cooperação técnica Sul-Sul tem como coordenadores a Fundação Amazonas Sustentável e o Instituto de Floresta Europeu (Comissão Europeia), e a parceria técnica com a consultoria francesa Salvaterra e a parceria institucional da Coordenação Nacional de REDD+ da RepUblica Democrática do Congo.
Esta cooperação técnica, iniciada em fevereiro de 2014, tem como objetivo levantar as melhores práticas brasileiras considerando os maiores desafios da RDC com REDD+ e governança florestal. Isto para contribuir com a relação bilateral entre Brasil e RDC feita em setembro de 2013 por meio da assinatura de um memorando de entendimento. Ao final desta cooperação técnica, em agosto de 2014, pretende-se elencar 2 a 3 melhores práticas brasileiras que atendam às demandas da RDC para elaboração de projetos e busca por financiamento.