Cidades Sustentáveis : FAS Amazonas

Projetos baseados em conceitos de Melhoria de Cidades e Sustentabilidade Urbana que, através da mobilização social e engajamento, buscam a melhoria da qualidade de vida da população e espaços públicos em Manaus e municípios do interior do Amazonas.

Agita Municípios

O município de Novo Airão-AM sediou em junho o Agita Novo Airão, evento que traz uma vasta programação de intervenções artísticas, culturais e educativas. A Praça do Dinossauro, local simbólico da cidade, reuniu participantes para aulas de yoga e meditação com o Kuma Yoga, gincanas e maratonas de esportes e passeios de bicicleta.

A Fundação Almerinda Malaquias (FAM), contemplada pelo Edital Floresta e Pé pela FAS e Fundo Amazônia/BNDES, promoveu a oficina de educação ambiental e rodadas de conversa para combate às drogas, mobilizando a juventude da região para a transformação.

REUSA

O Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável na Amazônia (REUSA) é sediado às margens do igarapé do Gigante, no bairro da Redenção, Zona Oeste de Manaus, e tem por objetivo desenvolver uma solução de baixo custo para a restauração ecológica e urbanização sustentável direcionada a comunidades urbanas de alta vulnerabilidade socioambiental e econômica na Amazônia.

O projeto é composto por seis componentes: restauração ecológica; educação ambiental; urbanismo sustentável; fortalecimento do associativismo; geração de renda; e saúde pública

No ano de 2018, o REUSA recebeu a visita do embaixador do Canadá, Riccardo Savone, onde foi realizado também durante a ocasião uma capacitação em empreendedorismo. Os participantes do REUSA tiveram ainda aulas de construção civil, ação realizada em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas.

Em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), os refugiados venezuelanos foram alunos das capacitações oferecidas no espaço. Além disso, as artesãs do coletivo RIP Arte, que tem como base o REUSA, estiveram presentes nas edições da Feira da FAS.