Conferência das Partes : FAS Amazonas

Desde a sua criação, a FAS participa ativamente das discussões das Conferências do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde a COP-15, a Fundação acompanha as tratativas sobre o mercado de carbono e mecanismos para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), levando demandas das comunidades amazônicas.

Em 2018, a FAS participou da 24ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), ou Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP24, que ocorreu em Katowice, na Polônia.

Na conferência, que tem como principal objetivo elaborar e adotar um pacote de decisões que garanta a plena implementação do Acordo de Paris (intitulado “livro de regras”), líderes mundiais e especialistas em meio ambiente e clima debatem e decidem os novos rumos do planeta para reduzir o aquecimento global.

As soluções aplicadas no Amazonas com esse objetivo foram apresentadas pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (SDSN-Amazônia).

Entre elas estão iniciativas que, além de reduzirem o desmatamento, geram qualidade de vida e crescimento econômico à população da floresta, como projetos de manejo florestal, compensação por emissão de gases do efeito estufa e modelo de gestão participativa. Um dos eventos que integraram a COP-24, foi o painel sobre as experiências subnacionais do Brasil e do Peru em gestão de áreas protegidas, estratégias sinérgicas e financiamento climático.

Ao final do painel, um termo de cooperação técnica e institucional entre a FAS e a Associação Nacional de Executores do Contrato para a Gestão de Reservas Comunais do Peru (ANECAP) foi assinado com o objetivo de gerar uma plataforma de colaboração para desenhar e buscar soluções para a conservação da floresta Amazônica.