Desenvolvimento Integral Crianças e Adolescentes Ribeirinhas (DICARA) : FAS Amazonas

O Programa de Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinha da Amazônia – DICARA, é um subprograma do Programa de Educação, Saúde e Cidadania – PES da Fundação Amazonas Sustentável – FAS. O DICARA atende um público com faixa etária de 0 a 17 anos em comunidades ribeirinhas e bairros periféricos de municípios do interior do Amazonas, realizando diversas atividades nos eixos de Educação, Saúde e Cidadania visando a proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, o empoderamentos de seu público alvo, e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades já existentes e almejando a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos em suas ações.

A vulnerabilidade à qual a população jovem ribeirinha do Amazonas está exposta, tais como evasão escolar, menor acesso à educação de qualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, trabalho infantil, exploração sexual, desestruturação familiar, consumo de drogas lícitas e ilícitas, exclusão digital e cultural, falta de oportunidades e garantia dos direitos é reflexo do cenário de desigualdades presente nos ambientes em que essas crianças e adolescentes estão inseridos e que, devido às grandes distâncias dos centros urbanos e à dificuldade de logística, acabam ficando à margem de políticas públicas. Tais vulnerabilidades também interferem diretamente no processo de formação dessa fatia da população, criando um cenário de abandono do contexto familiar ribeirinho.

Com o desafio de transformar esse cenário, o DICARA, financiado por recursos oriundos dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), desde 2014 já contemplou 8 municípios e 9 unidades de conservação; envolveu mais de 170 comunidades ribeirinhas e 5 bairros periféricos e beneficiou 655 famílias e 4.307 crianças e adolescentes, promovendo ações de educação, saúde e cidadania.

Na área de saúde o DICARA atende crianças de 0 a 06 anos de idade com o projeto Primeira Infância Ribeirinha (PIR) onde realiza capacitações para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e assistência complementar à primeira infância. No âmbito da educação o DICARA por meio do CriArte Ribeirinha (CAR) que atende crianças de 07 a 12 anos, e do Jovem Ação Ribeirinha (JAR) que atende os adolescentes de 13 a 17 anos, oferece cursos livres de informática, música, liderança jovem, educação ambiental, empreendedorismo, artesanato, fotografia e vídeo e também oferece capacitação pedagógica para professores municipais do ensino regular. Dentro da Cidadania, as ações são transversais, perpassando por todas as faixas etárias do público alvo, oferecendo oficinas socioeducativas e práticas esportivas, visitas domiciliares e serviço socioassistencial e promoção de encontros e congressos para os beneficiários diretos do projeto.