Gestão Estratégica : FAS Amazonas

Implementação do Planejamento Estratégico 2030

ABain&Company realizou um detalhado diagnóstico sobre o desempenho e o impacto programático da FAS, bem como as conquistas alcançadas em 10 anos de atuação. Com base nessas informações e nas visões de colaboradores, parceiros e pesquisas de mercado, foi construído o posicionamento estratégico e ambição da FAS para o ano de 2030. A escolha do ano não foi por acaso: é coincidente com a Agenda 2030 da ONU.

Na construção da visão sobre o desempenho organizacional da FAS, a Bain & Company realizou uma pesquisa interna com 85% dos colaboradores adotando a metodologia Net Promoter Score (NPS), que mensurou o grau de lealdade dos colaboradores da FAS a partir da resposta à pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a FAS para seus parentes e amigos como um bom lugar para trabalhar?”

O resultado (%NPS) considera a diferença entre o percentual de colaboradores promotores e o percentual de colaboradores detratores. São considerados colaboradores promotores aqueles que atribuíram notas entre 9 e 10; colaboradores neutros atribuíram notas entre 7 e 8; e colaboradores detratadores atribuíram notas inferiores a seis. A aplicação da pesquisa na FAS resultou em um NPS de 59%, posicionando a FAS no top quintil (~55%) das instituições de mesma categoria pesquisadas pela Bain & Company e classificando-a na zona de qualidade (50 a 74%).

Os colaboradores da FAS participaram ativamente em várias etapas do planejamento estratégico, o que tornou possível ter um diagnóstico e visão fidedignos às necessidades e aspirações da instituição. Assim como a definição de diretrizes e eixos estratégicos de atuação.