Intercâmbio de Saberes : FAS Amazonas

Uma iniciativa voltada ao fortalecimento do protagonismo juvenil, o Intercâmbio de Saberes busca promover a mobilização e o empoderamento dos jovens moradores de Unidades de Conservação (UC), à luz dos Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) desde 2012, a atividade mobiliza estudantes da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, e das RDS do Rio Negro, Puranga Conquista, Juma, Mamirauá e Uatumã para uma troca de experiências sobre os desafios para a sustentabilidade em cada comunidade.

Em 2019, o projeto aconteceu por meio de 23 oficinas de lideranças que foram implementadas no contra turno escolar. As ações realizadas priorizaram a formação de vínculos entre os jovens, incentivo à criação de grupos, fortalecimento de lideranças e, principalmente, a elaboração de projetos nas comunidades ribeirinhas como atividade “mão na massa”.

A partir dessas atividades os jovens realizaram reflexões sobre a importância da união, da escuta sensível, da organização social e da ação, os grupos de jovens foram se constituindo, se fortalecendo e atuando para a melhoria das comunidades. Ao todo, 288 jovens de 38 comunidades participaram do projeto que resultaram na formação de 6 coletivos e 22 projetos desenvolvidos para a melhoria das comunidades. Um dos resultados práticos foi a consolidação de um guia denominado “10 passos para a mobilização da juventude”.